Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Algoz de Nadal, Holanda chega à final da Copa Davis pela primeira vez

    Seleção holandesa derrota equipe da Alemanha, por 2 a 0, nesta sexta-feira (22)

    Martyn Hermanda Reuters

    Uma inspirada seleção holandesa fez história na Copa Davis ao colocar seu país na final pela primeira vez, derrotando a Alemanha por 2 a 0 na sexta-feira (22).

    As vitórias de simples de Botic Van de Zandschulp e Tallon Griekspoor provocaram uma festa entre um exército de fãs holandeses vestidos de laranja dentro da arena Jose Maria Martin Carpena.

    O time de Paul Haarhuis enfrentará a atual campeã Itália ou a Austrália na final de domingo (24). Eles se enfrentam na segunda semifinal no sábado (23).

    Van de Zandschulp, o jogador que encerrou a carreira do lendário espanhol Rafa Nadal na terça-feira, manteve a calma e derrotou Daniel Altmaier por 6-4, 6-7(12) e 6-3, embora tenha precisado de 10 match points para dar vantagem ao seu time na semifinal.

    O número 80 do mundo venceu todas as três partidas desta semana, incluindo derrotar Carlos Alcaraz e Marcel Granollers nas duplas decisivas contra a Espanha na terça-feira.

    O alemão Jan-Lennard Struff parecia disposto a manter os tricampeões com chances de chegar à final pela primeira vez desde 1993, já que ele liderava por um set e uma quebra de serviço contra Griekspoor.

    Entretanto, Griekspoor, 40º colocado no ranking, produziu uma reação impressionante e venceu por 6-7(4), 7-5 e 6-4, coroando a vitória decisiva com seu 25º ace.

    “É inacreditável, estamos falando sobre isso há dois ou três anos”, disse Griekspoor, de 28 anos, na quadra.

    “Viemos aqui o tempo todo e tivemos sorteios incrivelmente difíceis, perdendo para finalistas e vencedores, e este ano tivemos a Espanha nas quartas de final, mas acreditamos muito em nós mesmos e sentimos que era possível.”

    Van de Zandschulp, de 29 anos, parecia a caminho de uma vitória confortável após vencer o set de abertura e liderar no segundo. Mas ele foi arrastado para um tiebreak de 26 pontos maratona em que viu cinco match points implorarem antes de Altmaier roubá-los para levar a partida para um set decisivo.

    Van de Zandschulp saiu na frente no jogo decisivo, mas permitiu que Altmaier voltasse, mas depois quebrou o serviço novamente e liderou por 5 a 3, com ambos os jogadores lutando para manter um alto nível.

    Tomado pelo nervosismo, ele cometeu três duplas faltas ao tentar encerrar a partida, uma delas em um match point, mas acabou conseguindo.

    O segundo jogo de simples foi um duelo de qualidade muito superior, com ambos os jogadores produzindo um tênis impressionante na rápida quadra coberta.

    Struff quase não cometeu nenhum erro ao vencer o primeiro set, mas lamenta não ter aproveitado nenhum dos dois break points que teve quando Griekspoor sacou em 3-4 no segundo set.

    Daquele momento em diante, Griekspoor, sacando como um homem possuído, reagiu para superar seu oponente e manteve a calma em meio ao barulho ensurdecedor para segurar o saque e garantir a vitória.

    O capitão Haarhuis, que jogou na seleção holandesa da Copa Davis de 1990 a 2005, prestou homenagem aos seus jogadores.

    “Para mim, significa que sou finalista pela primeira vez na Copa Davis e faço parte deste time que jogou tão bem nos últimos cinco anos”, disse ele.

    “Especialmente único, pois não temos os cinco melhores jogadores, os dez melhores, mas é um esforço de equipe e mostramos que podemos chegar aqui. Os caras estão muito confiantes depois disso, mas teremos que entrar em campo com grandes bolas no domingo e acreditar que é a nossa hora.”

    Tópicos