Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Ramon Dino x Cbum: entenda como funciona a categoria Classic Physique

    Mr. Olympia começa neste fim de semana e será realizado em Las Vegas

    Beatriz Consolinda CNN

    Ramon Dino e Chris Bumstead vão se enfrentar novamente na categoria Classic Physique do Mr. Olympia, principal campeonato de fisiculturismo do mundo. O torneio será realizado neste fim de semana, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

    No início da história do campeonato, existia somente uma categoria: a Open Bodybuilding (Mr. Olympia). Com o tempo, os físicos foram se tornando cada vez mais volumosos e densos, com tamanhos maiores do que os antigos.

    Em 2016, foi criada a categoria Classic Physique, com o objetivo de resgatar a estética clássica dos anos 1970 e 1980, com Arnold Schwarzenegger como uma das principais referências. O físico exigido não é tao grande e um dos principais critérios é a harmonia.

    “A primeira coisa que os árbitros analisam é se tem algum desequilíbrio claro no físico. Se não houver, nós começamos a olhar para o nível de muscularidade, nível de condicionamento, quanto de definição esse atleta tem. E aí a gente vê a apresentação e começa a comparar as poses”, explicou Terrick El Guindy, um dos árbitros do Olympia, em entrevista à CNN Brasil.

    Na Classic, os concorrentes precisam respeitar um limite de peso, que é determinado de acordo com a altura de cada um. A categoria tem o físico maior que na Men’s Physique e menor que Open Bodybuilding e 212 (que tem limite de peso de 212 libras, 96 quilos).

    Os trajes também precisam ser semelhantes aos utilizados pelos fisiculturistas clássicos. As peças e os tecidos devem respeitar as regras no regulamento e são checados no dia da competição. A sunga precisa ser preta, sem brilho, limpa e com o número do atleta na frente.

    Principais critérios da Classic Physique

    • Proporção e harmonia: a simetria do físico é fundamental. Os membros superiores e inferiores precisam ser proporcionais em tamanho e forma, e o corpo todo precisa ser harmônico.
    • Volume muscular intermediário: o objetivo não é deixar o físico extremamente volumoso, como na Open Bodybuilding e 212. A estética clássica é o ponto principal e é preciso regular e controlar o tamanho e volume dos músculos.
    • Peso limitado: os concorrentes precisam respeitar um limite de peso, que é determinado de acordo com a altura de cada um.
    • Condicionamento: nível de definição muscular, forma dos músculos e condicionamento do atleta.
    • Desenho e linhas: a forma geral do corpo e dos músculos são muito importantes. Eles precisam estar bem desenhados, principalmente nas regiões dos ombros, costas e abdômen.
    • Elegância e presença de palco: é fundamental ter presença de palco e elegância na apresentação das poses. A coreografia, a transição e as poses devem sempre valorizar a estética clássica do fisiculturismo.

    Poses obrigatórias Classic Physique

    • Bíceps Duplo Frontal
    Pose duplo bíceps frontal
    Pose duplo bíceps frontal • Divulgação/NPC
    • Peito lateral
    Pose peito lateral
    Pose peito lateral • Divulgação/NPC
    • Bíceps duplo de costas
    Pose duplo bíceps costas
    Pose duplo bíceps costas • Divulgação/NPC
    • Abdominal e Coxas
    Pose abdominal e coxas
    Pose abdominal e coxas • Divulgação/NPC
    • Pose clássica favorita (não pode ser a pose “mais musculoso”)

    As “poses clássicas” são as poses realizadas pelos atletas nos anos 1970 e 1980, na era “clássica” do fisiculturismo. O atleta pode escolher qualquer uma dentre as opções, menos a chamada “mais musculoso”, utilizada na categoria Open Bodybuilding.

    Pose "mais musculoso"
    Pose “mais musculoso” • Divulgação/NPC

    Apresentação no Mr. Olympia

    No dia da disputa, os atletas passam por duas etapas. Primeiro, a apresentação individual, que dura um minuto. O atleta usa a trilha sonora que quiser e apresenta, sozinho no palco, uma coreografia de poses (normalmente feita pelo treinador do fisiculturista). Movimentos de ginástica não são permitidos.

    Na fase final, vem o Posedown, rodada de poses livres com com todos os atletas no palco enquanto os juizes avaliam. Vale destacar que os árbitros vão, ao longo da apresentação, pedindo para que os fisiculturistas ocupem determinada posição no palco. Normalmente os que estão melhores são colocados ao centro, o que já é um indicador dos favoritos.

    Essa última rodada é o momento em que os concorrentes precisam ser ainda mais estratégicos para se destacarem em relação aos adversários. Todas as etapas somam pontos, que são determinados pelos juízes.

    Cbum: saiba altura, peso e idade do algoz de Ramon Dino no Mr. Olympia

    Tópicos