Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Putellas, Casillas e clubes: veja reações às declarações de presidente da Federação Espanhola

    Entidades do esporte e ídolos das seleções masculinas e feminina se posicionaram contra a permanência de Luis Rubiales no cargo

    Luis Rubiales segura o rosto de Jenni Hermoso antes de dar um beijo na boca da jogadora
    Luis Rubiales segura o rosto de Jenni Hermoso antes de dar um beijo na boca da jogadora Noemi Llamas/Eurasia Sport Images/Getty Images

    Da CNN

    A permanência de Luis Rubiales à frente da Real Federação Espanhola de Futebol gerou diversas reações no país. Jogadoras da seleção espanhola feminina, ídolos da equipe nacional masculina e até clubes se posicionaram contra o “fico” do dirigente, que afirmou nesta sexta-feira (25), em assembleia da entidade, que não pedirá demissão.

    Alexia Putellas, campeã mundial no torneio disputado na Austrália e Nova Zelândia, foi uma das atletas que mostrou revolta com as declarações de Rubiales. Outros ídolos do esporte espanhol também se posicionaram sobre o caso.

    Veja a repercussão da permanência do presidente da Federação Espanhola no cargo.

    Alexia Putellas: “É inadmissível”

    Melhor jogadora do mundo, a meio-campista Alexia Putellas, que fez parte do elenco da seleção feminina da Espanha campeã na última Copa do Mundo, publicou no Twitter uma mensagem contundente sobre a não demissão de Luis Rubiales.

    “Isso é inadmissível. Acabou. Estou contigo, companheira Jenni Hermoso”, disse Putellas.

    Aitana Bonmatí, Cata Coll e outras companheiras de Hermoso, também campeãs do mundo, mostraram apoio à jogadora.

    “Há limites que não podem ser cruzados e isso não podemos tolerar. Estamos contigo, companheira”, publicou Bonmatí, eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo.

    Iker Casillas, capitão no Mundial de 2010: “Vergonha alheia”

    Goleiro campeão do mundo com a Espanha em 2010, Iker Casillas, ídolo do Real Madrid, também mostrou descontentamento com a permanência de Rubiales no cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol.

    “Vergonha alheia. Teríamos que estar esses cinco dias falando de nossas meninas! Da alegria que elas deram a todo mundo! De celebrar um título que não tínhamos no futebol feminino, mas…

    Real Madrid apoia decisão do Conselho Superior de Esportes

    Um dos dois gigantes do futebol espanhol, o Real Madrid condenou a permanência de Luis Rubiales na presidência da Real Federação Espanhola de Futebol.

    “Nosso clube apoia com total profundidade a decisão coloca em prática pelo presidente do Conselho Superior de Esportes, Víctor Francos, que levará o caso imediatamente o caso no Tribunal Administrativo do Esporte.”

    Espanyol, clube da segunda divisão: “Temos que exigir sua imediata destituição”

    O Espanyol, tradicional clube de Barcelona que foi rebaixado na última temporada de LALIGA, foi uma das instituições que se posicionou contra Luis Rubiales nesta sexta-feira. De acordo com o clube catalão, o presidente deve ser destituído do cargo pelas entidades competentes.

    “O Espanyol de Barcelona quer mostrar seu repúdio pela maneira de proceder do máximo cargo executivo da Real Federação Espanhola de Futebol, assim como por suas explicações e declarações efetuadas no dia de hoje. As imagens que foram vistas durante a celebração da Copa do Mundo conquistada pela Seleção Nacional Feminina são inaceitáveis e impróprias e, uma vez ouvidas as explicações a respeito das mesmas, nos movem a exigir a imediata destituição ou saída do presidente por parte dos organismos habilitados para isso”, disse o Espanyol em um comunicado.

    David De Gea, ex-goleiro da Espanha: “Meus ouvidos sangram”

    Ex-goleiro da seleção espanhola e do Manchester United, David De Gea, que atualmente está sem clube, se juntou a Iker Casillas e também lamentou as palavras de Rubiales a assembleia da federação.

    “Meus ouvidos sangram”, disse De Gea, no Twitter.

    Quique Setién, ex-técnico do Barcelona: “Seria oportuno que se demitisse”

    O treinador do Betis, Quique Setién, que comandou o Barcelona em 2020, também se mostrou contrário à permanência de Luis Rubiales no comando da Federação Espanhola de Futebol.

    “Creio que todo mundo já se manifestou e ficou muito claro que seu comportamento é inaceitável. Um comportamento que nos surpreendeu a todos e que mostrou uma imagem de nosso futebol que nos causou muitos danos. Esses comportamentos não deveriam acontecer, e por isso me parecia oportunidade que [Rubiales] pedisse demissão”, afirmou Setién.

    Sevilla: “O clube apoia as medidas que Hermoso conside tomar”

    Outro clube da primeira divisão da Espanha que repercutiu as declarações e a permanência de Rubiales na presidência da federação foi o Sevilla, atual campeão da Europa League. A agremiação da Andaluzia ainda apoiou a jogadora Jenni Hermoso, beijada à força por Rubiales durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina.

    “O Sevilla apoia as medidas que Jennifer Hermoso considerar oportunas a partir desse caso”, afirmou o clube, que também pediu pela destituição do mandatário.

    “Pelo exposto anteriormente pelo presidente da RFEF, Luis Rubiales, ele deveria pedir demissão de seu cargo de presidente da federação.”

    (Publicado por Bruno Rodrigues)

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas