Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Polêmicas, cartões e gols anulados: Fluminense e Flamengo empatam sem gols

    John Arias e Gabriel Barbosa chegaram a marcar, mas arbitragem anulou nas duas vezes

    Savio Sampaio anulou o gol do Fluminense por falta de André
    Savio Sampaio anulou o gol do Fluminense por falta de André Wagner Meier/Getty Images

    Guilherme Abrahãoda Itatiaia

    Flamengo e Fluminense empataram em 0 a 0 no Maracanã em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor chegou a fazer um gol com John Arias, mas foi anulado pelo VAR por conta de uma falta de André. Do outro lado, Gabriel Barbosa também fez, mas gol também não foi validado por conta de uma falta de Pablo em Germán Cano.

    Outro momento polêmico foi um lance entre Felipe Melo e Arrascaeta dentro da área. Os flamenguistas pediram pênalti, mas arbitragem não marcou. No final da partida, o atacante Luiz Araújo ainda foi expulso por falta em Marcelo.

    Com o resultado, o Rubro-Negro segue na 2ª colocação da tabela com 27 pontos, 12 atrás do líder Botafogo. O time de Fernando Diniz segue em 4º lugar com 25. Por enquanto, as duas equipes seguem no G6 do Campeonato Brasileiro, que garante vaga na próxima Copa Libertadores.

    Próximos jogos

    O Fluminense, assim como o Fla, terá semana livre de treinos e volta a jogar apenas pelo Brasileiro, na segunda (24), às 19h (de Brasília), diante do Coritiba, no Couto Pereira, em Curitiba.

    Já o Flamengo volta a campo, pela Série A, no próximo sábado (22), novamente no Maracanã, mas como mandante, diante do América, às 16h (de Brasília).

    Centésimo Fla-Flu do Século 21

    O confronto deste domingo, marcou o centésimo Fla-Flu do Século 21. De 2011 para cá, as equipes se enfrentaram em 99 oportunidades, com 39 vitórias do Flamengo, 31 do Fluminense e 29 empates, marcando um grande equilíbrio.

    Desta vez, o jogo 100 não saiu do zero e o confronto de número cem marcou o trigésimo empate entre as equipes desde 2001 para cá.

    Equilíbrio e faltas

    Os primeiros 45 minutos no Maracanã ficaram marcados por um grande equilíbrio e pela quantidade de faltas. O Fluminense cometeu 13, enquanto o Flamengo fez cinco. O Tricolor desceu para o intervalo com três jogadores pendurados, enquanto o Rubro-Negro, com um.

    Com um jogo truncado e extremamente estudado, as chances de gols acabaram sendo raras. A melhor foi com Cano, de cabeça, que mandou para fora. No Flamengo, Cebolinha recebeu em profundidade e não aproveitou.

     

    Bom gramado e baixo nível técnico no início

    Depois de dois clássicos na Copa do Brasil com o gramado do Maracanã extremamente prejudicado, as equipes se reencontraram em um Fla-Flu com a grama em ótimo estado.

    Mesmo com duas equipes técnicas, o que se viu foi uma quantidade imensa de erros de passes. Os cerebrais dos dois times, Ganso, pelo Flu, e Arrascaeta, pelo Fla, acabaram sendo meros coadjuvantes.

    VAR muda o clássico

    Com apenas uma alteração – Lelê na vaga de Martinelli – o Fluminense voltou com domínio na segunda etapa, em especial com as escapadas de Arias. E o colombiano colocou no fundo das redes.

    Após André vencer uma dividida no campo de defesa, a bola sobrou para o camisa 21, que atravessou o campo e bateu cruzado. Porém, o VAR chamou o árbitro, que anulou o gol assinalando uma polêmica falta no início da jogada.

    O Fluminense seguiu dominante, mas em uma bobeada no final da partida, viu Gabigol marcar um belo gol para o Flamengo, que seria um castigo para o ótimo segundo tempo tricolor.

    Contudo, assim como no gol de Arias, Pablo empurrou Cano pelas costas. Falta marcada que anula o gol na origem, mantendo o placar sem gols no Rio de Janeiro. Ainda teve tempo para o VAR chamar mais uma vez Sávio Pereira e expulsar Luiz Araújo, por falta dura em Marcelo.

    Fluminense 0x0 Flamengo

    Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Jhon Kennedy) e Marcelo (Felipe Andrade); André, Martinelli (Lelê), Lima e Paulo Henrique Ganso (Leo Fernández); Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

    Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, David Luiz (Pablo),Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Luiz Araújo), Gerson, Arrascaeta (André) e Everton Ribeiro (Victor Hugo); Everton Cebolinha (Allan) e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli.

    Gols: Nenhum.

    Cartões amarelos: Felipe Melo (FLU), Paulo Henrique Ganso (FLU), Pedro Rangel (FLU), Germán Cano (FLU), André (FLU), Everton Ribeiro (FLA), André Luiz (FLA), Thiago Maia (FLA), Gabigol (FLA), Lima (FLU), Filipe Luís (FLA), John Kennedy (FLU), Fernando Diniz (FLU) e Jorge Sampaoli (FLA).

    Cartão Vermelho: Luiz Araújo (FLA).

    Motivo: Jogo válido pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

    Data e horário: 16 de julho de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília).

    Local: Maracanã, Rio de Janeiro.

    Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa-DF).

    Auxiliares:  Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Leone Carvalho Rocha (GO).

    Árbitro de vídeo: Wagner Reway (Fifa-PB).