Veja como está a situação das seleções que já ganharam a Copa na última rodada
Brasil e França estão classificados para as oitavas de final do Mundial do Catar
A última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar começa nesta terça-feira (29). Algumas seleções que foram campeãs do torneio estão classificadas para as oitavas de final. Entretanto, outras enfrentam grandes dificuldades.
Veja a seguir a situação de cada uma:
Brasil
O maior campeão da competição, com cinco títulos, já está garantido na próxima fase, após vencer a Suíça por 1 a 0 nesta segunda-feira (28). Casemiro fez o único gol da partida.
Alemanha
A tetracampeã mundial Alemanha vive situação complicada. Em último lugar no grupo E, com um ponto, precisa ganhar da Costa Rica, terceira colocada, na próxima quinta-feira (1º), e ainda torcer por um tropeço do Japão.
Os asiáticos estão em segundo, com três pontos, e enfrentam a Espanha, líder, com quatro.
Argentina
A bicampeã Argentina está em segundo no grupo C, com três pontos. Para a classificação sem depender dos demais resultados, necessita ganhar da líder Polônia, na quarta-feira (30).
Caso empate, a Arábia Saudita, que também tem três pontos, não pode ganhar do México, que tem um e está em último lugar.
- 1 de 8
O estádio Al Bayt vai receber a partida de abertura da Copa do Mundo, no dia 20 de novembro; ele foi inspirado nas tendas usadas historicamente pelos povos nômades do Catar. • Divulgação
- 2 de 8
O estádio Khalifa International é o único que já existia antes do anúncio de que o país seria sede do campeonato mundial, e foi reformado para o torneio. • Divulgação
- 3 de 8
O estádio Education City fica na cidade de Al Rayyan, em uma área cercada por universidades. • Divulgação
-
- 4 de 8
O estádio 974 é o primeiro estádio da Fifa que pode ser completamente desmontado após a Copa. • Divulgação
- 5 de 8
O estádio Al Thumana foi inspirado na “gahfiya” – uma touca tradicionalmente usada pelos homens árabes. • Divulgação
- 6 de 8
O estádio Al Janoub foi inspirado nos barcos “dhow”, veleiros usados tradicionalmente na região do Mar Vermelho. • Divulgação
-
- 7 de 8
O estádio Ahmad bin Ali servirá como sede do time de futebol Al Rayyan Sports Club após a Copa. • Divulgação
- 8 de 8
O estádio Lusail receberá a final da Copa do Mundo; seu design foi inspirado nas projeções de luz e sombra das tradicionais lanternas “fanar”. • Divulgação
França
A também bicampeã França foi a primeira a avançar. No sábado (26), venceu a Dinamarca por 2 a 1. Kylian Mbappé marcou os dois gols da seleção francesa. Andreas Christensen fez para os dinamarqueses.
Uruguai
Dentre os campeões mundiais, o Uruguai vive a pior situação. Está em último lugar no grupo H, com um ponto.
Os sul-americanos precisam vencer Gana, segunda colocada com três pontos, na sexta-feira (2). E ainda torcer para um tropeço da Coreia do Sul, que pega Portugal, já classificado.
Inglaterra
A Inglaterra, campeã em 1966, está em primeiro no grupo B com quatro pontos. Para a classificação é necessário apenas um empate com o País de Gales, nesta terça-feira.
Espanha
A Espanha, campeã em 2010, também lidera seu grupo, o E, com quatro pontos. Para avançar precisa apenas de um empate com o Japão, na quinta-feira.