Técnico do Paysandu cumpre punição por homofobia
Hélio dos Anjos é o primeiro afastado por homofobia; decisão do STJD foi sobre caso na Série C, em 2023
O técnico Hélio dos Anjos cumpre punição em 9 jogos afastado do comando do Paysandu por homofobia. Ele não estava no gramado na estreia do time contra o Ji-Paraná, um 0 a 0 que classificou o time do Pará, e continuará sendo substituído pelo auxiliar Dudu Capixaba em outras competições, a exemplo da partida desta quarta-feira (7) contra o Rio Branco, válida pela Copa Verde, no Estádio Banpará Curuzu, em Belém.
O técnico é o primeiro punido por homofobia na história do futebol brasileiro. Em 2023, em jogo válido pela Série C contra o Volta Redonda, o técnico teria xingado o juiz da partida. “Seu veadinho, vai tomar no c*, veado, veadinho”, é que o relatou na súmula o árbitro Gustavo Ervino Bauermann.
O caso foi julgado pelo o Superior Tribunal de Justiça Desportiva que, além da suspensão, determinou uma multa de R$20 mil reais. Hélio dos Anjos cumprirá a punição em partidas organizadas pela CBF, ou seja, em jogos da Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série C.
Na época, o treinador foi denunciado pela Procuradoria nos artigos 243-F (ofensa) e 243-G (discriminação). Ele recorreu da decisão, mas o pedido foi negado pela corte esportiva.