Quase um terço de quem frequenta estádios não se sente seguro
Essa percepção sobe quando se analisa os números de quem tem 51 anos ou mais, aponta “O Maior Raio-X do Torcedor”
Entre os 21% dos torcedores brasileiros que têm o costume de ir aos estádios, 31% deles não se sentem seguros nos locais dos jogos. E quando se faz o recorte por faixa etária, esse número vai a 45% em quem tem 51 anos ou mais.
Esse apontamento do “O Maior Raio-X do Torcedor” evidencia que a questão da violência nos locais das partidas é uma das mais importantes a ser resolvida pelos nossos clubes.
Essa sensação diminui de acordo com a faixa etária. Entre 31 e 50 anos, 34% se sentem inseguros em nossas arenas. No grupo mais jovem, de 16 a 30 anos, esse percentual é de 21%.
É importante ressaltar que o levantamento leva em conta apenas quem frequenta os estádios. E quase uma a cada três dessas pessoas têm noção de que o lazer delas oferece risco no que se refere à segurança.
Para Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, o levantamento mostra que os clubes precisam agir na diminuição dessa sensação de segurança que o torcedor que frequenta as partidas relata.
Enquanto questões tão básicas como a segurança do evento forem motivo para afastar o torcedor do estádio, não adianta querer cultivar o consumidor de futebol nos estádios e nas arenas
Felipe Nunes
A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.
SE SENTE SEGURO NOS ESTÁDIOS?
*Entre os 21% que vão aos estádios
Sim – 68%
Não – 31%
NS/NR – 1%