Na última vez que o Vila Nova jogou a Série A, Brasil ainda era uma ditadura militar
Entre os postulantes ao acesso, Tigre é o que está há mais tempo longe da elite
O Vila Nova depende só de si para garantir o acesso à Série A do Brasileirão neste sábado (25). O time goiano visita o já rebaixado ABC, às 17h (de Brasília), pela última rodada da Série B — acompanhe o jogo em tempo real.
Na quarta posição da tabela, o Tigre volta à primeira divisão se vencer o time potiguar, mas também tem chance em caso de empate ou derrota — veja os cenários para o acesso.
A expectativa da torcida é grande, visto que o Vila Nova não joga a Série A desde 1985, há 38 anos. Dos seis postulantes às duas últimas vagas, é o time que há mais tempo não joga a elite — sem contar os novatos Mirassol e Novorizontino, que nunca estiveram na primeira divisão.
https://twitter.com/VilaNovaFC/status/1727708365671801076
Ditadura militar e primeiro Rock in Rio
Para se ter uma ideia, na última Série A que contou com o Tigre, o Brasil ainda era uma ditadura militar e o festival de música Rock in Rio tinha acabado de organizar sua primeira edição.
Naquele ano de 1985, o Brasileirão teve 44 times, e o Vila Nova terminou em 28º lugar. O formato do campeonato era completamente diferente, com os Estaduais servindo como torneios classificatórios.
Primeiro acesso “para valer”
Os pontos corridos só seriam adotados em 2003, 18 anos depois. Ou seja, o Vila nunca disputou a elite no atual formato, e esta seria a primeira vez que o time realmente subiria para a primeira divisão. Por outro lado, viu adversários locais, como Goiás e Atlético-GO, fazerem boas campanhas no Brasileirão, desde então.
De 1985 para cá, o Tigre passou por poucas e boas. Frequentou a Série C algumas vezes — sendo, inclusive, o time com mais títulos na 3ª divisão (três) — e até a segunda divisão do Campeonato Goiano.
Última que vez que os postulantes disputaram a Série A
- Juventude: 2022
- Vila Nova: 1985
- Atlético-GO: 2022
- Novorizontino: nunca jogou
- Mirassol: nunca jogou
- Sport: 2021