Mulher entra em coma após tentar salvar filho de golfista; entenda
Brian Harman pede orações por Cathy Dowdy, que está em coma há seis semanas após tentar resgatar seu filho de seis anos de uma corrente marítima na Flórida
O golfista americano Brian Harman revelou na terça-feira que uma mulher está em coma após tentar salvar seu filho de um afogamento em outubro.
Em conversa com a imprensa antes do RSM Classic em St. Simons Island, Geórgia, Harman pediu orações para a amiga da família Cathy Dowdy, que ficou “gravemente ferida” ao tentar salvar o filho de Harman, que praticava bodyboard com um amigo antes de ser arrastado para o mar por uma corrente de retorno.
O incidente ocorreu quando Harman estava na China e sua esposa e filhos estavam de férias em Ponte Vedra Beach, Flórida. Outro homem, Crane Cantrell, entrou na água e levou o filho de Harman para um local seguro.
“(Dowdy) entrou na água atrás do meu filho”, disse Harman aos repórteres, segundo o PGA Tour. “Ele tem seis anos. (Ela) não conseguiu alcançá-lo… Cathy (ficou) muito machucada”.
“Ela está em coma há quase seis semanas e, obviamente, nosso mundo aqui foi virado de cabeça para baixo”.
“Eu queria usar qualquer plataforma que tenho para conscientizar sobre o que Cathy fez, o que Crane fez”, explicou. “Eles desconsideraram sua própria segurança, entraram na água, salvaram meu filho, e como você agradece pessoas assim? Não sei além de simplesmente dizer o que você pensa. Acho que a bravura e fazer algo assim por pessoas que não são do seu sangue é a coisa mais bonita que você pode fazer nesta vida”.
Vaquinha
Um salva-vidas ajudou Dowdy a sair da água e realizou RCP antes que os socorristas chegassem à praia, segundo o St. Johns Citizen. Uma página GoFundMe foi criada para a família de Dowdy e arrecadou mais de $80.000.
De acordo com o site, Dowdy foi inicialmente levada para uma Clínica Mayo próxima, mas desde então foi transferida para mais perto de casa, no Select Specialty Hospital em Savannah, Geórgia.
O marido de Dowdy, Mike, disse na página GoFundMe que seus “órgãos vitais estão bem, exceto que dizem haver algum dano no cérebro”.
Na atualização mais recente em 19 de novembro, ele disse: “Ela ainda está inconsciente e ainda tendo algumas tempestades neurológicas. Isso causa uma montanha-russa com pressão arterial e frequência respiratória. Ultimamente não tem havido tantas, mas hoje foi uma SEGUNDA-FEIRA. Precisamos dela estável para tentar desmamá-la do ventilador. Por favor, orem por dias mais calmos pela frente”.
Harman acrescentou em sua coletiva de imprensa que “o apoio que recebemos da comunidade de Glynn County e St. Simons é uma das coisas mais tocantes que já experimentei”.
Harman, 37, é tricampeão do PGA Tour. Sua maior e mais recente vitória foi no Open Championship em 2023, o primeiro título importante de sua carreira. Ele é atualmente o número 24 do mundo e tem uma classificação mais alta na carreira de número 8, alcançada no início deste ano.