Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Londres sediará o segundo torneio de sumô profissional fora do Japão

    Royal Albert Hall, na capital inglesa, receberá o evento em outubro de 2025

    Amy Woodyattda CNN

    A luta de sumô de alto nível terá uma edição em Londres pela primeira vez em três décadas, e pela segunda vez fora do Japão na história de 1.500 anos do esporte.

    Cerca de 40 membros da elite japonesa de lutadores makuuchi rikishi da divisão de elite do país competirão no Royal Albert Hall, na capital inglesa, que será transformado em um templo de sumô, com um autêntico dohyō (ringue) de solo e areia e teto de santuário xintoísta, anunciou o Royal Albert Hall em um comunicado.

    O sumô de elite raramente é encenado fora do Japão, e o espetáculo, que ocorrerá de 15 a 19 de outubro de 2025, será o primeiro no Reino Unido em 34 anos. Isso acontece três décadas após o basho de 1991, também no Royal Albert Hall, se tornar o primeiro torneio oficial de sumô a ser encenado fora do Japão.

    A luta de sumô, que é ditada por rituais e tradições, permanece praticamente inalterada desde que se tornou um esporte profissional no Japão do início do século 17. Os competidores vencem forçando o oponente a sair do círculo dohyō coberto de areia.

    Os espectadores podem esperar ver túnicas de seda kesho-mawashi bordadas à mão, rituais antigos de arremesso de sal e alguma combinação dos 82 movimentos vencedores do esporte.

    “Sinto grande alegria e um forte senso de responsabilidade por poder participar do London Grand Sumo Tournament mais uma vez como presidente da Japan Sumo Association, da qual participei como um Yokozuna ativo há 34 anos”, disse Hakkaku Rijicho, presidente da Japan Sumo Association e vencedor do basho de 1991, em uma declaração.

    “Farei todos os esforços para transmitir ao povo de Londres o apelo do sumô, uma antiga cultura tradicional japonesa, e para garantir que todos aproveitem o evento o quanto quiserem. Estou ansioso para conhecer muitos de vocês lá”, acrescentou.

    James Ainscough, diretor executivo do Royal Albert Hall, disse: “É uma verdadeira honra para o Royal Albert Hall ser o único local a sediar um basho de sumô fora do Japão.”

    “Esta será uma ocasião histórica e uma semana incrível de esporte, atletismo e cultura. Mal podemos esperar para compartilhar a rica herança deste esporte antigo com o público britânico, 34 anos após a última vez que o hospedamos.”

    Tópicos