Liga dos EUA vai testar árbitros robôs e planeja adotar tecnologia em 2026
Sistema automatizado de marcação de bolas e strikes será testado em 13 estádios durante a pré-temporada, permitindo que jogadores e times se familiarizem com a nova tecnologia
A Major League Baseball (MLB) testará o uso de árbitros robôs como parte de um sistema de desafios durante os treinos de primavera do próximo ano, com o objetivo de implementar o sistema na temporada regular de 2026.
O sistema de desafios automatizado para bolas e strikes (ABS) será testado em 13 estádios que sediam 19 times em 2025 para permitir que os jogadores experimentem a nova tecnologia enquanto a liga determina a melhor forma de implementá-la, segundo o comissário da MLB, Rob Manfred.
“Acredito que teremos um teste do ABS na pré-temporada que proporcionará uma oportunidade significativa para todos os jogadores da Major League verem como será o sistema de desafios”, disse Manfred na quarta-feira durante as reuniões de proprietários da liga. “Não será em todos os estádios, mas temos um plano onde cada time terá uma exposição significativa a isso.”
Ele também disse que há conversas em andamento entre a MLB e a Associação dos Árbitros em relação à nova tecnologia, com seu acordo coletivo de trabalho previsto para expirar em 1º de dezembro deste ano, segundo a Associated Press.
“Temos uma obrigação de negociação coletiva. Isso é obviamente um termo e condição de emprego. Vamos ter que trabalhar essa questão também”, disse Manfred.
Embora Manfred tenha admitido que “estaria interessado” em implementar o sistema de desafios ABS para a temporada regular de 2026, o comissário acrescentou que a experiência dos jogadores com ele será fundamental para decidir quando será implementado.
“Depende de como o teste vai correr”, disse Manfred. “Da minha perspectiva, há dois lados nesse teste: o que os clubes pensam sobre isso e o que os jogadores pensam sobre isso? Vamos ter que analisar ambos.”
Com o novo sistema, árbitros humanos ainda marcarão bolas e strikes, mas as equipes terão um número limitado de desafios com os quais poderão apelar das decisões em campo. As equipes mantêm o desafio se forem bem-sucedidas.
A tecnologia ABS usa câmeras Hawk-Eye para rastrear a localização de cada arremesso em relação à zona de strike. O ABS tem sido usado na Triple-A – uma liga menor – desde 2022 em vários formatos e também foi usado pelo segundo ano consecutivo no MLB All-Star Futures Game em julho.