Jogador brasileiro denuncia racismo sofrido na Argentina: “Bananas na quadra”
Seleção Brasileira de handebol foi campeã do torneio disputado em Buenos Aires
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) repudiou os ataques racistas sofridos por Thiagus Petrus, da Seleção Brasileira de Handebol. A situação ocorreu na grande final do Campeonato Sul-Centro Americano da modalidade, onde a Seleção Brasileira se sagrou campeã ao vencer a Argentina por 28 a 26.
“Não há espaço para preconceito e é absurdo que, em 2024, ainda sejam vistos casos de discriminação e injúria no esporte ou em qualquer esfera da sociedade”, declarou em nota.
https://twitter.com/timebrasil/status/1749775489420390713
Nas redes sociais, o atleta mostrou uma dos ataques recebidos, após publicar a chamada do clássico entre Brasil e Argentina. Na publicação, Thiagus contou que as atitudes não ficaram apenas no mundo virtual.
“No final do último jogo, foram jogadas três bananas na quadra que eu vi, podem ser que tivesse mais alguma […] Difícil estar feliz com esse tipo de situação, mas certo de que estou no caminho certo se a minoria racista fica incomodada com o meu trabalho e dos meus companheiros! Seguimos na Luta!!”, escreveu.
Em nota, o COB solicitou que as autoridades competentes investiguem o caso. Por outro lado, o jogador criticou a impunidade em casos de racismo. “Esperando alguma atitude que quase nunca chega”, publicou.
Destaque na Europa
Em junho do ano passado, Thiagus Petrus foi eleito o melhor defensor da Europa. O prêmio foi entregue em cerimônia realizada pela EHF (Federação Europeia de Handebol), na EHF Excellence Awards. O atleta do Barcelona foi o único brasileiro a figurar entre os melhores do continente.
Brasil campeão diante da Argentina
No último sábado (20), a Seleção Brasileira superou a Argentina com uma vitória por 28 a 26 e se sagrou campeã do Sul-Centro Americano. Com o resultado, a equipe conquistou o bicampeonato do torneio, que precisavam apenas de um empate para garantir o título.
O time brasileiro ergueu a taça após com 100% de aproveitamento: cinco vitórias em cinco jogos. A competição concede vaga direta para o Mundial de 2025 aos primeiros colocados.
Antes, no Pan-Americano de Santiago, os argentinos levaram a melhor na decisão contra os brasileiros e conquistaram o ouro, que deu vaga direta para os Jogos de Paris.
Foco na Olimpíada
Agora, o Brasil voltará o foco para o Pré-Olímpico, que será disputado entre os dias 14 e 17 de março. Ao todo, duas vagas para a Olimpíada de Paris 2024 serão distribuídas, em um grupo com quatro equipes. Os adversários ainda serão divulgados pela federação internacional de handebol.
No masculino, somente França, Dinamarca, Japão e Argentina tem vaga assegurada em Paris. Por outro lado, a equipe feminina da Seleção Brasileira se sagrou campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago e está garantina nos Jogos de Paris-2024.