Homem é condenado por racismo contra jogadores da Inglaterra na Eurocopa
Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka, que são negros, foram atacados após errarem pênaltis na decisão com a Itália
Um britânico foi condenado a pagar indenizações e cumprir um toque de recolher nos finais de semana após cometer ofensas racistas contra jogadores da seleção da Inglaterra.
O crime aconteceu na final da Eurocopa, em 11 de julho, na partida entre Inglaterra e Itália.
Identificado como Scott McCluskey, 43 anos, o morador de Runcorn, no noroeste inglês, publicou comentários racistas e insultos contra os três jogadores em sua conta de Facebook, segundo o Serviço de Acusação da Coroa (CPS).
Os jogadores Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka, que são negros, foram atacados com ofensas virtuais após errarem pênaltis na decisão do confronto com a Itália.
A partida disputada em Wembley terminou em empate no tempo normal e também na prorrogação.
“Crimes de ódio como estes têm um impacto enorme nos jogadores e em sua saúde mental”, disse Elizabeth Jenkins, diretora nacional do CPS ligado ao futebol.
Condenado alega que “fumou maconha”
Para se defender, McCluskey disse estar fumando maconha no momento dos crimes e apagou os comentários depois que outros usuários do Facebook os repudiaram.
No entanto, o réu foi condenado a 14 semanas de prisão, suspensas durante 18 meses para se supervisionar seu comportamento.
Ele precisa cumprir 30 dias de reabilitação e será submetido a um toque de recolher com monitoramento eletrônico durante a maior parte dos finais de semana durante 40 semanas.
O condenado também terá que pagar 100 libras esterlinas de indenização, custos e sobretaxa de vítimas a cada um dos ofendidos.