Hakuho, principal lutador de sumô do Japão, testa positivo para Covid-19
Atleta foi testado após perder olfato; ele é mais o lutador que alcançou grau mais alto do tradicional esporte japonês por mais tempo na história do país
O principal lutador de sumô do Japão, Hakuho, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou a Associação Japonesa de Sumô (ASJ) nesta terça-feira (5).
Hakuho, nascido na Mongólia, é o yokozuna – título dado ao lutador de sumô que alcançou o grau mais alto do tradicional esporte japonês – mais longevo de todos os tempos.
A AJS informou que ele fez um teste para Covid-19 depois de perder o olfato. Hakuho deve procurar especialistas e os outros lutadores que treinam com ele também serão testados, de acordo com o comunicado.
O teste positivo de Hakuho ocorre apenas cinco dias antes do início do Grande Torneio de Ano-Novo de Sumô, que está marcado para o domingo (10). A AJS ainda não informou se o torneio será adiado.
Assista e leia também:
Japão proíbe entrada de estrangeiros até o fim de janeiro devido à Covid-19
Japão confirma que Olimpíadas de Tóquio vão ocorrer este ano
Em maio, o lutador de sumô Shobushi, de 28 anos, morreu devido a uma falência de múltiplos órgãos relacionada ao novo coronavírus.
Até esta terça-feira (5), o Japão registrou 249.246 casos de coronavírus e 3.693 mortes por Covid-19.
O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, afirmou nesta terça-feira que a possibilidade de declarar estado de emergência para Tóquio e arredores será decidida na quinta-feira (7), informou a mídia local.