
Fenômeno do atletismo de 17 anos quebra dois recordes no mesmo dia
Gout Gout registrou 9,99 segundos nas eliminatórias e na final do Campeonato Australiano de Atletismo, mas tempos não serão oficiais devido ao vento a favor


O velocista australiano Gout Gout, de 17 anos, quebrou a barreira dos 10 segundos nos 100 metros não uma, mas duas vezes no mesmo dia. O adolescente, que nunca havia alcançado essa marca antes, registrou 9,99 segundos na eliminatória dos 100m sub-20 antes de marcar o mesmo tempo na final do Campeonato Australiano de Atletismo em Perth na quinta-feira.
No entanto, nenhum dos tempos será considerado como seu recorde pessoal oficial, pois ambos foram auxiliados por ventos a favor acima do limite permitido.
Quebrar a barreira dos 10 segundos pela primeira vez é a mais recente conquista na promissora carreira jovem de Gout, que começou a ganhar atenção global depois que ele correu os 100m em 10,57 segundos aos 14 anos em 2022.
Ele já tem sido comparado ao lendário velocista Usain Bolt e é considerado um dos adolescentes mais rápidos do mundo. Na quinta-feira, Gout inicialmente dominou as eliminatórias, diminuindo o ritmo na linha de chegada para poupar energia para a final, onde registrou exatamente o mesmo tempo.
Ele não teve a melhor largada na final, mas rapidamente se distanciou de seus rivais. Desta vez, o adolescente não diminuiu o ritmo e continuou empurrando até cruzar a linha. Seu tempo na eliminatória foi auxiliado por um vento a favor de 3,5m/s, enquanto seu tempo na final foi favorecido por um vento de 2,6m/s.
“Era isso que eu estava esperando. Não consegui a largada que antecipei, mas apenas me concentrei no que precisava focar, passei pela minha fase de impulso e continuei empurrando e vi o relógio, então não poderia estar mais feliz que isso”, disse Gout após a corrida quando questionado sobre quebrar a barreira dos 10 segundos.
Gout tem apresentado ótima forma este ano, correndo um tempo líder mundial de 20,05 segundos nos 200m em março, apenas 0,01 fora de seu próprio recorde australiano estabelecido em dezembro.
Em seguida, tornou-se o primeiro australiano a quebrar a barreira dos 20 segundos nos 200m, correndo 19,98 segundos no Campeonato Estadual de Queensland. No entanto, o tempo também não será considerado um recorde oficial devido às condições ilegais de vento (+3,6m/s).
Os tempos impressionantes colocaram o nome de Gout em evidência e ele tem sido apontado como o herdeiro do trono de Bolt. “Obviamente há momentos em que a mídia fica muito intensa, mas, neste momento, eu apenas deixo isso fluir e me concentro no treino, foco na minha corrida e faço o trabalho”, disse ele.
Gout voltará à mesma pista para competir na prova masculina dos 200m no domingo, quando buscará registrar um novo recorde pessoal.
Corrida foi o esporte mais praticado no mundo em 2024, diz relatório