Delegação paralímpica do Afeganistão chega a Tóquio e vai disputar os Jogos
Zakia Khudadadi e Hossain Rasouli foram recebidos na Vila Olímpica neste sábado (28) e irão representar seu país
Depois de muitas dúvidas quanto a participação do Afeganistão nas Paralimpíadas 2020, o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) anunciou que a delegação afegã chegou a Tóquio e irá participar do evento.
Segundo o presidente do comitê, Andrew Parsons, e o presidente do Conselho de Atletas, Chelsey Gotell, os competidores Zakia Khudadadi e Hossain Rasouli foram recebidos na Vila Olímpica neste sábado (28).
Após o grupo Talibã assumir o controle do Afeganistão, do dia 15 de agosto, foi iniciada a evacuação do país. Zakia e Hossain passaram a última semana em Paris, no Instituto Nacional de Especialização e Desempenho Esportivo, e pegaram um vôo para o Japão na noite de sexta-feira (27).
Em comunicado, o IPC agradeceu o esforço coletivo que contribuiu para a participação dos atletas na Paraolimpíada.
“Graças aos esforços notáveis de vários governos, o Centro de Esporte e Direitos Humanos, Direitos Humanos para Todos, o Comitê Paraolímpico Francês, a Associação Paraolímpica Britânica, Taekwondo Mundial, Zakia e Hossain estão agora em Tóquio para realizar seus sonhos, enviando uma forte mensagem de esperança para muitos outros ao redor do mundo”.
“Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com Zakia, Hossain e o Chef de Mission da equipe para garantir que eles recebam todo o cuidado e apoio de que precisam durante e após os Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020”.
Zakia Khudadadi será a primeira mulher a participar das Paraolimpíadas pelo Afeganistão desde Atenas, em 2004. Ela participará das competições do parataekwondo, na categoria até 49 kg. Hossain Rasouli competirá no atletismo, na categoria T47 de 400m.