Copa do Mundo de Futsal de Nanismo: Brasil estreia com 9 a 0; conheça a modalidade
Seleção Brasileira disputa a primeira edição do Mundial na Argentina
A Seleção Brasileira estreou com uma goleada marcante na Copa do Mundo de Futsal de Nanismo, nesta terça-feira (7). A Seleção Brasa, apelido da equipe, venceu o combinado do Resto do Mundo por 9 a 0.
Entre os goleadores da estreia estavam Nathan, Andrey, Da Fré e Renilto. O Brasil faz parte do grupo C, ao lado de Peru, Paraguai e Resto do Mundo. A próxima partida será nesta quarta (7), com transmissão pelo YouTube da 4ja.
Veja a partida no vídeo abaixo, a partir de 2h23min:
O time é organizado pela Associação Brasileira de Esportes para Pessoas com Nanismo (ABEN) e conta com a CBF como parceira.
Doze seleções disputam a Copa
Esta é a primeira edição do Mundial da modalidade, e está sendo realizada na Argentina, com os jogos no Microestadio Malvinas Argentinas, em Buenos Aires. São 12 seleções na disputa, divididos em três grupos.
A abertura foi nesta terça e a Copa do Mundo de Futsal Nanismo terá sua final em 12 de novembro.
Regras do Futsal de Nanismo
O Futsal de Nanismo tem algumas diferenças em relação à modalidade convencional. Os times contam com seis atletas de linha e um goleiro, dois jogadores a mais que o futsal.
Além disso, o gol é um pouco menor: no Futsal de Nanismo, a baliza conta com 1,70m de altura e 3m de largura, enquanto a convencional tem 2m de altura e a mesma largura.
As partidas têm duração de 20 minutos corridos, com os dois últimos minutos cronometrados.
Antes da Copa do Mundo, Marcus Vinícius, técnico da Seleção Brasileira, comentou o panorama da modalidade no País em entrevista à CBF.
Hoje, no grupo do Brasa, nós temos 60 atletas, na média. Já fomos 80, então tem essa oscilação. Porque é algo novo. Por isso que é bom a gente utilizar a plataforma digital para que as pessoas de outros estados, de Norte a Sul, possam ter essa questão de conhecimento e justamente abraçar a causa do nanismo em si
Marcus Vinícius, técnico da Seleção Brasileira de Futsal de Nanismo