Confederação Brasileira tira chancela da Liga Nacional de Basquete; futuro do NBB é incerto
Com a decisão, o campeonatos do NBB e LDB deixam de ser oficiais na próxima temporada.
A Confederação Brasileira de Basquete divulgou um ofício que confirma a retirada da chancela da Liga Nacional de Basquete para organizar competições oficiais no país, nesta quinta-feira (29).
Em resposta, a Liga afirmou que quer diálogo para encontrar uma “solução conciliatória”.
A LNB é uma entidade privada e responsável por organizar competições, a exemplo da NBB (Novo Basquete Brasil) e LDB (Liga de Desenvolvimento do Basquete), os principais torneios do país.
Sem a chancela, os torneios da temporada 2023/2024 deixam de ser oficiais, podem ser organizados pela liga, mas não tem validade internacional, por exemplo.
A decisão pode ser questionada na Justiça e, assim, o futuro das competições segue incerto. A Liga e a Confederação vem travando batalhas judiciais por divergências na condução das competições.
Fim da chancela
O documento é assinado pelo presidente da CBB, Guy Rodrigues Peixoto Junior. A Confederação explica que tomou a decisão com base em assembleia, conselho administrativo e estatuto interno.
“Informamos que não são mais competições oficiais do Sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, NBB e a LDB”, diz o texto.
A Federação Internacional de Basquete também participou da mediação, um indicativo que as competições da LNB, daqui para frente, não serão mais reconhecidas fora do Brasil. A Confederação também explica que somente as competições por ela organizadas serão validadas oficialmente.
Liga quer diálogo
A Liga Nacional de Basquete disse que lamenta a decisão e pede diálogo.
“A LNB mantém sua posição de manutenção do diálogo a fim de encontrar uma solução conciliatória para o caso, o que entende ser o melhor para o contínuo crescimento do nosso esporte. O NBB é um campeonato consolidado, caminhando para a sua 16ª edição a partir de outubro de 2023, reafirmando sempre o respeito aos seus torcedores, patrocinadores, atletas e toda a comunidade que forma o ecossistema do basquetebol”, diz a nota.
https://twitter.com/NBB/status/1674501288426369044