Tricampeã olímpica é suspensa após ser flagrada chicoteando um cavalo
Charlotte Dujardin havia desistido da Olimpíada de Paris depois que o vídeo veio a público
A Federação Internacional de Esportes Equestres suspendeu a atleta olímpica mais condecorada da Grã-Bretanha, Charlotte Dujardin, por um ano depois que um vídeo mostrou a campeã chicoteando as pernas de um cavalo várias vezes.
Dujardin, que desistiu da Olimpíada de Paris quando o vídeo surgiu em julho, foi suspensa provisoriamente por seis meses pela FEI em julho, após o órgão regulador equestre lançar uma investigação sobre sua conduta.
“Durante a sua suspensão, Dujardin está proibida de participar em todas as atividades relacionadas com competições ou eventos sob a jurisdição da FEI ou de uma Federação Nacional”, afirmou a FEI num comunicado.
“O tempo cumprido durante a suspensão provisória será creditado na suspensão de um ano.”
A FEI também impôs uma multa de 10.000 francos suíços (R$ 68.220) a Dujardin. Ela admitiu as ofensas e aceitou as sanções, acrescentou o comunicado.
Dujardin, 39, ganhou seis medalhas olímpicas, incluindo duas medalhas de ouro no adestramento individual e uma de ouro no adestramento por equipe. Ela disse anteriormente que está profundamente envergonhada pelo incidente.
“O que aconteceu foi completamente estranho e não reflete como treino meus cavalos ou treino meus alunos, mas não há desculpa”, disse ela em comunicado em julho.