Apesar de extubado, médicos dizem que estado de Renan Dal Zotto ainda é delicado
Diagnosticado com Covid-19, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei está internado há dez dias


Apesar de ter sido extubado no último fim de semana, o estado de saúde do técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Renan Dal Zotto, ainda inspira cuidados. Médicos ouvidos pela CNN, nesta segunda-feira (26), explicaram que as próximas 24h são fundamentais para saber se o treinador precisará ou não ser reintubado.
O presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Rio de Janeiro, Joel Tavares Passos, ressaltou que a reintubação de Dal Zotto deve acontecer caso os níveis de oxigenação não sejam suficientes para a respiração autônoma. De acordo com ele, a chance de agravamento do quadro clínico é maior durante as primeiras horas após a extubação.
Joel Tavares Passos disse que a recuperação do treinador levará “um tempo” e ressaltou que ainda não é possível afirmar se ele ficará com sequelas permanentes.
“As primeiras horas são as mais críticas. O processo de intubação gera bons resultados, mas existem situações que o quadro volta a piorar. Mas a recuperação dele [Dal Zotto] levará um tempo. Ele, por exemplo, com certeza vai precisar fazer sessões de fisioterapia”, destacou o Presidente da Sociedade de Terapia Intensiva.
Já o cardiologista e intensivista André Gasparoto trouxe ainda outra preocupação em relação ao quadro clínico do técnico da seleção brasileira masculina de vôlei. Trata-se do colabamento pulmonar, condição anormal de um órgão em que suas paredes, geralmente separadas, passam a entrar em contato uma com a outra.
“Os pacientes que costumam ficar intubados por dias podem apresentar uma colabação pulmonar. O fenômeno acontece momentos após a extubação, já que o volume de ar que estava alto, devido ao recebimento de forma artificial de oxigênio, sofre uma brusca redução no momento que o tubo é retirado”, explicou o cardiologista e intensivista.
Entretanto, André Gasparoto garantiu que o estado de saúde de Renan Dal Zotto já melhorou consideravelmente. Segundo o médico, o paciente para ser extubado necessita ter um “certo grau de consciência e respiração mínima autônoma”.
O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei Renan Dal Zotto segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com o último boletim médico divulgado pelo hospital particular onde o treinador está internado desde o último dia 16. Ele foi diagnosticado com o novo coronavírus e atualmente apresenta quadro clínico é estável.