Ana Patrícia e Rebecca eliminam chinesas e estão nas quartas do vôlei de praia
Dupla brasileira se reabilita nas Olimpíadas e conquista vaga entre as oito melhores


As brasileiras Ana Patrícia e Rebecca começaram bem a fase eliminatória do vôlei de praia nas Olimpíadas de 2020. A dupla bateu as chinesas Wang e Xia por 2 sets a 0, com parciais de 21 a 14 e 23 a 21 na noite deste sábado (manhã de domingo em Tóquio).
Depois de uma primeira fase ruim, com duas derrotas e uma vitória, a dupla brasileira conseguiu jogar bem, com concentração e firmeza, e superar adversárias que estavam invictas na competição. Ana e Rebecca haviam se classificado apenas em terceiro lugar no seu grupo.
As chinesas largaram na frente no set inicial. As brasileiras cresceram, viraram e fecharam com boa vantagem. O segundo set teve reviravoltas. Ana e Rebecca comandavam o placar, mas as chinesas, tentando levar a decisão ao terceiro set, passaram na frente e chegaram a ter um set point. A dupla do Brasil teve, porém, frieza para frear a reação das adversárias e fechar o jogo.
Wang e Xia foram até a arbitragem contestar o ponto que decidiu a partida, mas a reclamação não foi aceita.
‘Estamos crescendo na fase importente’, diz Ana
Depois do jogo, Ana Patrícia comentou sobre um problema familiar recente. “Com certeza, a nossa primeira fase não foi da forma que a gente imaginava. Tivemos alguns empecilhos. Infelizmente, um tio meu faleceu e foi algo inesperado, mexeu um pouco com meu emocional. Mas estamos aqui para jogar, não é nenhuma justificativa.”
Rebecca também fristou a importância da parte mental. “A gente veio muito na questão de vibrar, de conversar e isso equilibrou o emocional hoje”, afirmou.
“A vitória é boa pra cabeça, dá uma afirmação de que estamos crescendo numa fase importante do torneio”, disse Ana.

Possível confronto brasileiro nas semifinais
Nas quartas de final, Ana Patrícia e Rebecca vão enfrentar a vencedora do confronto entre duas duplas suíças — Verge-Depre e Heidrich jogam contra Huberli e Betschart, às 6h deste domingo (no horário de Brasília).
Ainda pelas oitavas, a outra dupla brasileira, formada por Agatha e Duda, enfrenta, às 5h deste domingo (no horário de Brasília), as alemãs Ludwig e Kozuch.
Se as duas duplas do Brasil avançarem nas Olimpíadas, elas vão se enfrentar na fase semifinal, o que garantiria ao menos uma medalha da prata para o país na modalidade.
(Com informações do Olimpíada Todo Dia)