Al Jazira goleia AS Pirae na primeira partida do Mundial de Clubes da Fifa
Palmeiras estreará no dia 8 de fevereiro, contra o vencedor do confronto entre Al Ahly, do Egito, e Monterrey, do México
O Mundial de Clubes da Fifa 2021 começou oficialmente nesta quinta-feira (3) com a vitória do Al Jazira Club, que representa os Emirados Árabes na competição, vencendo o AS Pirae, do Taiti.
O torneio será disputado até o dia 12 de fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos, contando com diversos campeões continentais, incluindo da América do Sul – no caso, o Palmeiras.
O jogo foi realizado no estádio Mohammed bin Zayed, casa do Al Jazira. O time já disputou o Mundial antes, em 2017, ficando na quarta colocação.
O AS Pirae é o primeiro clube do Taiti a participar do Mundial, de acordo com a Fifa. O time recebeu o convite para representar a Oceania após a desistência do Auckland City, da Nova Zelândia, devido preocupações com a Covid-19.
O Al Jazira enfrentará o Al Hilal, da Arábia Saudita, na domingo (6), também no Mohammed bin Zayed.
Como foi a partida
No jogo de abertura, o time da casa, conhecido como “orgulho de Abu Dhabi“, começou pressionando o adversário. Assim, não demorou pra sair o primeiro gol.
Aos quatro minutos do primeiro tempo, Zayed Al Ameri balançou as redes do time taitiano. Almeri chegou a fazer mais dois gols, mas ambos foram anulados pelo árbitro de vídeo.
O Al Jazira continuou comandando as ações do jogo, desperdiçando chances de ampliar o placar.
O segundo gol veio aos 25 minutos do primeiro tempo, com Ahmed Al Hashmi pegando rebote de cabeça. Milos Kosanovic ampliou o placar com um bonito gol de falta aos 40 minutos da etapa inicial.
O segundo tempo começou totalmente diferente. O AS Pirae conseguiu um gol aos três minutos. Rabii Mohammed mandou a bola contra o próprio tento do clube dos Emirados. Minutos mais tarde, tomou um cartão amarelo.
O time taitiano pressionava. Porém, o Al Jazira, começou a reagir e marcou novamente com um golaço de Abdoulay Diaby aos 18 minutos da etapa complementar.
O “orgulho de Abu Dhabi” teve as melhores chances após isso, mas não conseguiu ampliar o placar. A partida terminou 4 a 1.
FT | ⏱ | An enjoyable start to our latest #ClubWC campaign sees us safely into the second round 😁
⚽ 5’ – Zayed
⚽ 25’ – Al Attas
⚽ 40’ – Milos
⚽ 63’ – DiabyAl Hilal await on Sunday 🇸🇦#JZRvPIR [4-1]#PrideOfAbuDhabi 🤍🖤 pic.twitter.com/VfoPtLPCfA
— Al Jazira Club (@AlJazira_uae_EN) February 3, 2022
Palmeiras tenta conquista do Mundial
O Verdão embarcou para os Emirados Árabes na quarta-feira (2) e chegou a Abu Dhabi nesta quinta-feira (3).
O primeiro treino será às 17h (horário local), no estádio Zayed Sports City.
O Palmeiras terá sua estreia somente na próxima terça-feira (8), contra o vencedor de Al Ahly, do Egito, e Monterrey, do México – que jogam neste sábado (5), às 13h30.
Palmeiras e Chelsea, por serem campeões da América do Sul e da Europa, respectivamente, entram na semifinal da competição.
Nesta quarta (2), torcedores palmeirenses se reuniram em frente à Academia do Futebol do time para acompanhar a saída do elenco e da delegação rumo ao aeroporto.
Confira os jogadores do Verdão relacionados para a viagem a Abu Dhabi:
Goleiros: Weverton, Marcelo Lomba e Vinicius
Laterais: Marcos Rocha, Mayke, Jorge e Vanderlan
Zagueiros: Gustavo Gómez, Luan, Kuscevic, Renan e Murilo
Meio-campistas: Gustavo Scarpa, Zé Rafael, Gabriel Menino, Danilo, Patrick de Paula, Raphael Veiga, Atuesta e Jailson
Atacantes: Breno Lopes, Dudu, Rony, Deyverson, Rafael Navarro, Wesley e Giovani
Nesta quinta-feira (3), foi informado que o goleiro Vinicius Silvestre testou positivo para a Covid-19 no desembarque do clube alviverde. Segundo a assessoria do Palmeiras, ele está assintomático e isolado. Silvestre fará um novo teste para o coronavírus. Caso dê negativo, fará uma última contraprova, podendo reintegrar o grupo.
O lateral-esquerdo Piquerez e o atacante Gabriel Veron, que também testaram positivo para a doença, não viajaram com a delegação em um primeiro momento. Se testarem negativo a tempo, devem viajar para Abu Dhabi e integrar o elenco.
O Palmeiras, sob o comando do técnico português Abel Ferreira, disputa a possibilidade de se tornar campeão do Mundial de Clubes da Fifa pela primeira vez nos atuais moldes da competição — há controvérsias sobre o fato, já que o clube venceu, em 1951, o Torneio Internacional de Clubes Campeões e tem esse título reconhecido pela própria Fifa.
É a segunda vez que o time irá disputar o Mundial neste formato. Na última edição, a equipe paulista ficou na quarta colocação após ser derrotado pelo Tigres, do México, nas semifinais e pelo Al Ahly, do Egito, na disputa da terceira colocação.
Confira os participantes do Mundial de Clubes da Fifa:
- Chelsea, da Inglaterra (campeão da Liga dos Campeões da Europa)
- Palmeiras (campeão da Copa Libertadores da América)
- Al Hilal, da Arábia Saudita (campeão da Liga dos Campeões da Ásia)
- Al Ahly, do Egito (campeão da Liga dos Campeões da África)
- Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos (campeão da liga nacional e representante do país sede)
- Association Sportive Pirae, do Taiti (escolhido para representar a Oceania após desistência do Auckland City, da Nova Zelândia)
- Monterrey, do México (Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF)
*Giovanna Galvani e Leonardo Lopes, da CNN, contribuíram para esta reportagem