
A despedida de uma lenda: relembre as participações da Rainha Marta em Copas do Mundo
Maior jogadora brasileira de futebol da história se despede das Copas do Mundo após seis participações


Marta, maior jogadora da história do futebol brasileiro feminino, jogou sua última partida em Copas do Mundo nesta quarta-feira (2), contra a Jamaica.
O fim de uma era aconteceu no empate sem gols que culminou na eliminação precoce do Brasil do Mundial feminino de 2023. O último de Marta depois de 20 anos de sua estreia no torneio.
https://twitter.com/fifaworldcup_pt/status/1686716775407247360
A camisa 10 ficará eternizada como lenda e maior artilheira das Copas do Mundo (entre homens e mulheres), mesmo sem ter vencido nenhum título da competição.
“É difícil falar num momento como esse. Não era, nem nos meus piores pesadelos, a Copa que eu sonhava. Mas é só o começo. O povo brasileiro pedia renovação. Está tendo renovação. A maioria das meninas tem muito talento e um caminho enorme pela frente. É só o começo para elas. Eu termino aqui, mas elas continuam”, disse a Rainha e atual jogadora do Orlando Pride após a eliminação.
Relembre as participações de Marta em Copas do Mundo
- 2003 – Estados Unidos
A primeira Copa do Mundo de Marta apresentou a jogadora para o futebol mundial. Com apenas 17 anos na época, marcou três gols em quatro jogos.
O Brasil passou em primeiro lugar do grupo B no torneio, disputado nos Estados Unidos. No entanto, foi eliminado pela Suécia nas quartas de final por 2 a 1. O único gol brasileiro da partida também foi marcado por Marta.
- 2007 – China
Quatro anos após sua primeira Copa do Mundo e meses depois da medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos disputados em casa, Marta chegou para o Mundial de 2007 já com status de estrela do futebol feminino.
A Seleção Brasileira fez a sua melhor campanha na história das Copas nessa edição, sediada na China, sob o comando do técnico Jorge Barcellos. Marta marcou sete vezes em seis jogos e esteve ao lado de outros grandes nomes da modalidade como Cristiane e Formiga.
O Brasil chegou até a final e encarou a Alemanha, mas acabou perdendo por 2 a 0 e ficando com o vice-campeonato.
- 2011 – Alemanha
Na edição de 2011, na Alemanha, Marta estava mais consolidada do que nunca na carreira. Já havia vencido cinco vezes o prêmio de melhor do mundo da Fifa.
O Brasil teve uma grande atuação na competição, e Marta fez dois gols na fase de grupos na vitória contra a Noruega. Porém,, o Brasil foi eliminado pelos Estados Unidos nas quartas de final, nos pênaltis. Nas cobranças, a Rainha deixou o dela.
- 2015 – Canadá
Na Copa do Mundo sediada no Canadá, Marta marcou, de pênalti, logo na estreia do Brasil contra a Coreia do Sul. Foi, contudo, seu único gol na competição.
A participação brasileira foi curta, pois deixou o Mundial já nas oitavas de final contra a Austrália, que venceu por 1 a 0.
- 2019 – França
O quinto e penúltimo Mundial da Rainha foi um dos mais marcantes da sua carreira. Nele, ela se tornou a maior artilheira da história das Copas, recorde entre homens e mulheres.
A camisa 10 chegou à incrível marca de 17 gols em 20 jogos, ultrapassando o alemão Miroslav Klose. Além disso, se tornou uma das principais vozes pela igualdade de gênero no futebol.
Na França, o Brasil foi eliminado pelas anfitriãs, nas oitavas de final, por 2 a 1.
- 2023 – Austrália e Nova Zelândia
Em sua última Copa do Mundo, já com 37 anos, Marta chegou ao torneio como reserva na equipe da técnica Pia Sundhage. Nas duas primeiras rodadas — vitória sobre o Panamá e derrota para a França —, entrou no decorrer das partidas.
Para o jogo decisivo contra a Jamaica, Pia promoveu a entrada de Marta como titular. A camisa 10, porém, não conseguiu fazer com que o Braisl furasse o bloqueio das jamaicanas, e deixou o gramado no fim do segundo tempo.
Com o empate em 0 a 0, a Seleção Brasileira foi eliminada do Mundial, e Marta, que pela primeira vez não marcou em uma edição de Copa, despediu-se do palco principal.
- 1 de 10
A brasileira Marta é não só a maior artilheira das Copas do Mundo Femininas, mas de todos os Mundiais, incluindo os masculinos. Com 17 gols, ela ultrapassou o alemão Miroslav Klose, que era até então o maior goleador da história do torneio • Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images
- 2 de 10
A alemã Birgit Prinz é a segunda maior goleadora da história das Copas femininas. Com 14 gols, está empatada com a norte-americana Abby Wambach. Prinz é bicampeã do mundo, tendo conquistado as taças de 2003 e 2007 • Boris Streubel/Getty Images
- 3 de 10
Campeã mundial em 2015, Abby Wambach compartilha com Birgit Prinz o posto de segunda maior goleadora das Copas do Mundo Femininas, atrás apenas de Marta. Ela também tem um vice-campeonato mundial e duas medalhas de ouro olímpicas • Lars Baron - FIFA/FIFA via Getty Images
-
- 4 de 10
A norte-americana Michelle Akers, com 12 gols em Copas, é a terceira maior goleadora da história da competição. Ela tem dois títulos mundiais, em 1991 e 1999 • Doug Pensinger /Allsport
- 5 de 10
Bettina Wiegmann, camisa 10 da Alemanha, marcou 11 gols em Mundiais e conquistou o título mundial em 2003 • Stephen Dunn/Getty Image
- 6 de 10
A brasileira Cristiane também marcou 11 gols em Copas do Mundo. A atacante, que não disputará o torneio na Austrália e Nova Zelândia, foi vice-campeã em 2007 • Zhizhao Wu/Getty Images
-
- 7 de 10
A chinesa Sun Wen fecha a lista das atletas empatadas em quarto lugar no ranking. Com 11 gols no total, ela foi a goleadora do Mundial em 1999, quando a China terminou com o vice-campeonato • Stephen Dunn/Getty Images
- 8 de 10
A canadense Christine Sinclair é uma das três jogadoras empatadas em quinto lugar no ranking de artilheiras das Copas, com 10 gols • Naomi Baker - FIFA/FIFA via Getty Images
- 9 de 10
Heidi Mohr, da Alemanha (esq.), também marcou 10 gols em Mundiais. Ela faleceu em 2019, aos 51 anos, vítima de câncer • Bongarts/Getty Images
-
- 10 de 10
Ann Kristin Aarones, jogadora da Noruega, foi campeã do mundo em 1995 com a seleção norueguesa. Empatada com Mohr e Sinclair, anotou 10 gols em Copas