Tênis feito por fundador da Nike pode arrecadar US$1,2 milhão em leilão
Venda de relíquia, na qual Bill Bowerman desenhou primeiro logo da marca, soma-se à tênis utilizado por Michael Jordan em Olimpíadas de 1984


Um par de tênis de corrida surrado, feito à mão pelo co-fundador da Nike Bill Bowerman, com um “logotipo protótipo” pode angariar US$1,2 milhão em um leilão, afirma a Sotheby’s.
“Este raro par de tênis de corrida feito nos anos 60 e modificado no início dos anos 70 representa um capítulo importante nas origens da marca Nike“, disse a Sotheby’s em uma declaração.
Os sapatos foram originalmente feitos para o velocista canadense de atletismo e atleta olímpico Harry Jerome.
“O presente par apresenta o uso de quatro protótipos de logotipos, que mostram Bill [Bowerman] experimentando o conceito de uma marca, e que por acaso têm uma semelhança notável com o riscado da Nike”, acrescentou a declaração da Sotheby’s.
Jerome estabeleceu um total de sete recordes mundiais ao longo da sua carreira, e ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Verão de 1964 em Tóquio.
“Os sapatos apresentam solas Waffle sob cada conjunto de picos de pista — a primeira inovação notável introduzida pela Nike quando estrearam o Nike Moon Shoe nas provas olímpicas de 1972”, disse Sotheby’s.
“Sabe-se que existem muito poucos pares, um dos quais está nas Coleções Especiais e Arquivos Universitários da Biblioteca Knight da Universidade do Oregon”.
O design da sola veio em um momento de inspiração para Bowerman numa mesa de café-da-manhã em Fossil, Oregon.
Em 1964, o então treinador de atletismo da Universidade do Oregon, Bowerman, e um dos seus antigos atletas, Phil Knight, fundaram a Blue Ribbon Sports.
Durante meses, Bowerman viu as chuteiras metálicas dos seus atletas estragar a nova pista da escola. Ele perguntava-se se havia um sapato que pudesse proporcionar tração em mau tempo sem os picos.
Numa manhã de domingo em 1971, ele e a sua mulher estavam comendo waffles de café quando a solução finalmente lhe chegou – e a “sola de waffle” nasceu.

Em 1978, a Blue Ribbon Sports alterou o seu nome para Nike, Inc.. Pouco tempo depois, a empresa lançou uma linha de vestuário e assinou com Michael Jordan um acordo de endosso.
O leilão contará também com um par de tênis Converse Fastbreak usado por Jordan durante os Jogos Olímpicos de 1984 – estimado em 100 mil dólares -, ea estrela de atletismo e de campo de Michael Johnson, os “Sapatos de Ouro”.
A oferta online terá início em 23 de julho — o dia da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 — na Sothebys.com.