Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Remador australiano tem medalhas olímpicas roubadas, três delas de ouro

    Suspeito de 47 anos foi preso, mas os itens seguem desaparecidos

    Isaac Yee e Kathleen Magramoda CNN

    A polícia prendeu e indiciou um homem que supostamente roubou quatro medalhas olímpicas pertencentes ao remador australiano Drew Ginn. Mas as medalhas — três de ouro e uma de prata — seguem desaparecidas.

    O suspeito de 47 anos, que era alvo de um mandado pelo suposto roubo, foi preso nesta quarta-feira (11) em Brunswick, no subúrbio de Melbourne.

    Autoridades disseram que a suspeita é que as medalhas tenham sido levadas da traseira de um Land Rover estacionado em Melbourne há cerca de uma semana.

    Além das medalhas, outros itens foram roubados

    Uma câmera GoPro, fones de ouvido e uma roupa de mergulho também foram roubados, e a polícia afirmou que o ex-remador havia deixado os pertences no carro enquanto dava palestra em uma escola.

    Ginn é um dos atletas olímpicos mais premiados da história da Austrália e fazia parte da equipe multicampeã no remo conhecida como “The Oarsome Foursome” — “O Quarteto Estranho”, em tradução livre.

    Ele venceu as medalhas ao longo de uma carreira olímpica que durou quase duas décadas, começando nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e seguindo até a Olimpíada de Londres, em 2012.

    Drew Ginn com a medalha de ouro que conquistou em Pequim 2008, ao lado do companheiro Duncan Free; medalha foi roubada
    Drew Ginn (à esquerda) com a medalha de ouro que conquistou em Pequim 2008, ao lado do companheiro Duncan Free; medalha foi roubada • Vladimir Rys/Bongarts/Getty Images

    “Não dá para fazer seguro das medalhas”

    “As medalhas têm muito valor para a família e os amigos… mas você não pode fazer seguro delas”, contou Ginn à rádio pública ABC Radio Melbourne, na sexta (6).

    “Elas estavam escondidas no carro, mas o carro foi completamente saqueado, então muita coisa estava quebrada e destruída.”

    O ex-atleta de 49 anos expressou esperança de que, em vez de serem vendidas, as medalhas retornarão ao seu legítimo dono:

    “Deve existir uma mercado para este tipo de coisa, mas espero que a sensatez se faça presente e, no fim, sei que outras medalhas foram devolvidas nos últimos anos. Então, espero que o mesmo aconteça neste caso”.

    Polícia divulga foto das medalhas e faz pedido

    A polícia divulgou uma foto das medalhas e pediu para as pessoas ficarem de olho no caso de os itens serem vistos à venda em casas de penhores e plataformas on-line.

    O suposto ladrão foi indiciado por roubo de veículo motorizado, obtenção de propriedade por meio de fraude, obtenção de vantagem financeira por meio de fraude e manuseio de bens roubados.

    Tópicos