Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Patinadores dos EUA ganham ouro olímpico após russa ser suspensa por doping

    Kamila Valieva foi suspensa por quatro anos pelo Tribunal Arbitral do Esporte

    Kamila Valieva foi banida por quatro anos
    Kamila Valieva foi banida por quatro anos 17/2/2022 REUTERS/Aleksandra Szmigiel

    Homero De La FuenteAndrew McNicolda CNN

    A equipe de patinação artística dos Estados Unidos receberá uma medalha de ouro por sua participação em grupo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022, depois que a patinadora artística russa Kamila Valieva foi suspensa por quatro anos, nesta segunda-feira (29), por doping.

    Valieva, agora com 17 anos, levou o Comitê Olímpico Russo ao primeiro lugar no evento por equipes, à frente dos EUA e do Japão – antes de seu teste de doping dar positivo para a substância trimetazidina, que melhora o desempenho. A proibição é retroativa a 25 de dezembro de 2021, data em que a amostra foi coletada.

    Valieva tinha apenas 15 anos na época. Nenhuma medalha foi concedida até a divulgação da decisão do Tribunal Arbitral do Esporte de desqualificar Valieva de “todos os resultados competitivos” alcançados desde seu teste positivo.

    Em um comunicado na noite de segunda-feira (29), o Comitê Olímpico e Paraolímpico dos EUA afirmou que sua CEO, Sarah Hirschland, “conversou com o COI e recebeu a incrível notícia de que os atletas do evento da equipe de patinação artística dos EUA em 2022 receberam a medalha de ouro por equipes.”

    “Que comecem as celebrações”, dizia o comunicado. “Parabéns Evan Bates, Karen Chen, Nathan Chen, Madison Chock, Zachary Donohue, Brandon Frazier, Madison Hubbell, Alexa Knierim e Vincent Zhou.”

    A decisão foi bem recebida por órgãos antidoping em todo o mundo – incluindo o Comitê Olímpico Internacional (COI), que disse que concederia as medalhas de acordo com o ranking da União Internacional de Patinação. Nenhuma data ou local foi fornecido para a cerimônia de medalhas, embora o COI tenha confirmado que organizaria “uma cerimônia dignificada de medalhas olímpicas” para os EUA, o Japão e o então quarto colocado Canadá no futuro.

    A CNN entrou em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Olímpico Japonês e o Comitê Olímpico Russo para mais comentários.

    Atletas russos competiam sem bandeira como neutros nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim devido a uma proibição anterior por descumprimento de doping. Mesmo com as últimas notícias da suspensão de Valieva, Alexander Kogan, diretor-geral da Federação Russa de Patinação Artística, disse que ainda vê seus atletas como campeões no evento por equipes.

    No anúncio, o Tribunal Arbitral do Esporte disse que a decisão de proibir Valieva por quatro anos é “final e vinculativa”, explicando que as partes podem recorrer ao Tribunal Federal Suíço “dentro de 30 dias por algusn motivos”.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original