Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Paris 2024: Chuva pode alterar cronograma de competições do skate

    Previsão do tempo indica clima chuvoso para o próximo sábado (27) na capital francesa

    Giovanna Rafaela Castroda Itatiaia

    Nesta sexta-feira (26), dia da Cerimônia de Abertura da Olimpíada de Paris 2024, a capital francesa está sem sol. A previsão de chuva continua para este sábado (27), data de início da disputa do skate street masculino. A World Skate (organização reguladora das competições de skate) estuda mudanças na realização da prova.

    Segundo informações do UOL, a entidade se reuniu nesta sexta-feira (26) para discutir a possibilidade de alteração na dinâmica das provas da modalidade. A competição está marcada para as 12h de Paris (7h de Brasília). Caso não seja possível iniciar no horário previsto, a prova poderá ser adiada por até duas horas. Após as 14h (9h de Brasília), o formato da disputa irá mudar.

    A World Skate possui três soluções em mente:

    • Encurtar a prova – as eliminatórias seriam transformadas em finais. A medalha ficaria com os melhores colocados.
    • Adiar a prova para segunda-feira (29).
    • Adiar somente as finais para segunda-feira (29).

    Não existe a possibilidade de adiar a competição para domingo (28). Por mais que as condições meteorológicas estejam boas para o dia, no domingo já serão disputadas as provas do skate street feminino. A organização também definiu que, caso seja necessária, a mudança decidida será informada com pelo menos uma hora de antecedência.

    Preparação dos atletas

    A disputa da modalidade conta com 22 competidores nas eliminatórias. Os oito melhores avançam para as finais.

    Caso seja aprovada a opção de encurtar a prova, os atletas terão que reformular suas estratégias de competição. Os skatistas planejam movimentos diferentes para eliminatórias e finais, baseado na margem de erros que cada etapa possui. Para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, as regras do skate street foram modificadas. Agora, os competidores serão avaliados com três notas de 0 a 100 (uma para as voltas de 45s – é considerada a melhor volta – e duas para manobras – selecionam-se duas para cinco tentativas).

    Na opção da World Skate, seriam válidas apenas as notas das eliminatórias. Nesse caso, todos os participantes terão chances de brigar por medalhas com apenas um conjunto de duas voltas e cinco manobras.

    Brasil no Skate Street

    O Brasil terá seis atletas para disputar o skate street em Paris 2024. No feminino, a medalhista olímpica Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabi Mazetto representarão o país na Arena La Concorde. No masculino, Giovanni Viana, Felipe Gustavo e Kelvin Hoefler, prata em Tóquio 2020, são os skatistas do Time Brasil.

    O street feminino é uma das esperanças de medalha brasileira. A ‘fadinha’ Rayssa é a grande favorita ao ouro.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas