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    Orgânico e vegetariano: como será o menu da Olimpíada de Paris

    Atletas terão cardápio majoritariamente com comida feita na França, foco em produtos locais e orgânicos e mais opções vegetarianas

    Alexandre Bompard, presidente e CEO do Carrefour, e Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024
    Alexandre Bompard, presidente e CEO do Carrefour, e Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024 18/04/2024REUTERS/Stephanie Lecocq

    da Reuters

    Atletas que disputarão os Jogos Olímpicos de Paris, entre julho e agosto, comerão majoritariamente comida feita na França, com foco em produtos locais e orgânicos e mais opções vegetarianas.

    O Carrefour, gigante francês do setor de supermercados e fornecedor oficial de alimentos para os atletas na Vila Olímpica, convidou nesta quinta-feira (18) a imprensa para uma visita a uma fazenda em Villeron, ao norte de Paris, uma das fornecedoras dos Jogos.

    Lionel Plasmans, dono da fazenda, afirmou que será uma honra fornecer batatas ao evento: “Eu amo o esporte e verei a Olimpíada no Stade de France em 4 de agosto, no atletismo. Eu realmente gosto de atletismo, e acho legal assistir aos esportistas que comerão minhas batatas”.

    Redução da emissão de carbono

    Usando mais de 600 toneladas de produtos frescos fornecidos pelo Carrefour, a Sodexo será responsável por fornecer cerca de 40 mil refeições diárias, para 15 mil atletas na Vila Olímpica.

    Um quarto do alimento dado aos atletas precisará ser produzido a menos de 250 quilômetros de distância dos locais de competição, para reduzir a emissão de carbono. Os produtores franceses também recebem prioridade, com uma meta de que 80% da comida consumida seja produzida no país.

    Público também terá mais opções vegetarianas

    Os Jogos Olímpicos tentarão ainda diminuir pela metade a quantidade de produtos animais oferecidos no evento, em comparação a 2021, incluindo um menu vegetariano balanceado em todas as opções.

    Pelo menos 60% dos alimentos oferecidos aos espectadores serão vegetarianos, de acordo com a Food Vision, exceto nos estádios de futebol, que terão meta de 40%.

    (Reportagem de Louise Dalmasso e Clotaire Achi)

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