Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Comitê Olímpico Internacional elege primeira mulher presidente na história

    Kirsty Coventry, do Zimbábue, será a sucessora do alemão Thomas Bach

    Ossian ShineJulien PretotKarolos Grohmannda Reuters

    Kirsty Coventry foi eleita presidente do Comitê Olímpico Internacional nesta quinta-feira (20), garantindo a vitória em uma votação realizada em um resort de luxo à beira-mar no sudoeste do Peloponeso, na Grécia.

    A zimbabuense precisou de apenas uma rodada de votação para vencer a corrida e suceder o alemão Thomas Bach, ganhando uma maioria geral na votação — que é secreta — para assumir o comando da organização multiesportiva mais rica do mundo.

    Coventry derrotou o britânico Sebastian Coe, o espanhol Juan Antonio Samaranch Jr., o francês David Lappartient, o príncipe Feisal da Jordânia, o sueco Johan Eliasch e o japonês Morinari Watanabe na eleição em que era esperado um equilíbrio muito maior.

    Como nova presidente do COI, Coventry agora terá a tarefa de conduzir o Movimento Olímpico para uma nova era, supervisionando os futuros Jogos e abordando os principais desafios, como aumento de custos, tensões geopolíticas e o cenário em evolução da governança esportiva global.

    Dos 97 votos válidos no pleito, Kirsty Coventry teve 49, seguida por Samaranch, que somou 28. O terceiro mais votado foi Sebastian Coe, com 8.

    Tópicos