Brasil perde para os EUA e está fora da Olimpíada no vôlei masculino
Americanos venceram por 3 sets a 1 nesta segunda-feira (5)
O Brasil está eliminado do vôlei de quadra masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A Seleção Brasileira perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais 26/24, 28/30, 25/19 e 25/19 nesta segunda-feira (5) pelas quartas de final.
Agora, os americanos vão enfrentar a Polônia na semifinal. Também nesta segunda (5), a Polônia venceu a Eslovênia por 3 sets a 1 para se classificar. Já o Brasil dá adeus aos Jogos nas quartas de final, isso não acontecia desde Sydney 2000.
O jogo
O Brasil começou o jogo melhor que os EUA. Esteve na frente praticamente o primeiro set inteiro e chegou a abrir cinco pontos de vantagem. Mas na reta final, deixou a Seleção Americana crescer e virar o jogo, fechando o set em 26 a 24.
O segundo set foi o contrário do primeiro. Os americanos saíram na frente, com um Brasil errando muito e com dificuldade para virar bolas. Mas as entradas de Alan e Adriano nas vagas de Darlan e Lean, respectivamente, mudaram o jogo para a Seleção Brasileira. Alan virou bolas importantes e, em um set tenso, o Brasil conseguiu a virada, fechando em 30 a 28.
Apesar da grande virada no segundo set, o bom desempenho não se refletiu no terceiro set. Os EUA saíram na frente de novo, enquanto o Brasil errada muito. A equipe de Bernardinho ensaiou uma reação na metade do set, mas não foi o suficiente e os americanos garantiram a vitória por 25 a 19.
O quarto set foi o mais equilibrado desde o início. Com as seleções trocando pontos, nenhuma das duas conseguiu abrir grande vantagem logo de cara. Mas a partir da metade do set, o Brasil voltou a errar, principalmente no passe, e os americanos abriram vantagem em momento decisivo e fecharam mais uma parcial 25/19.
Duelo histórico
Essa não foi a primeira vez que Brasil e Estados Unidos se enfrentaram em jogos decisivos em Olimpíadas. Pelo contrário: as seleções já decidiram duas edições dos Jogos Olímpicos.
Os americanos levaram a melhor nas finais tanto em Los Angeles 1984, quanto em Pequim 2008. Já o Brasil superou os EUA nas semifinais de Barcelona 1992 e Atenas 2004.
Bernardinho fora do pódio
Essa é a primeira vez que Bernardinho fica fora de um pódio olímpico. Com dois bronzes dirigindo a Seleção feminina, e um ouro e duas pratas com a masculina, o técnico nunca tinha dado adeus a uma edição de Olimpíada sem conquistar medalha.