NBA: Tudo o que você precisa saber sobre a temporada 23/24
A temporada 2023/2024 da NBA começará nesta terça-feira (24), com duas partidas: Denver Nuggets x Los Angeles Lakers e Golden State Warriors x Phoenix Suns.
Depois de mais uma pré-temporada emocionante, a NBA está finalmente de volta. Com mais negociações de grande sucesso e a chegada de um talento da nova geração, há muito o que esperar na temporada 2023-2024.
Há também um novo torneio de meio de temporada e uma série de equipes entrando com chances ao título. Portanto, antes do início, aqui está tudo o que você precisa saber antes da nova temporada da NBA.
78ª temporada da NBA
A temporada 2023/2024 da NBA começará nesta terça-feira (24), com duas partidas: Denver Nuggets x Los Angeles Lakers e Golden State Warriors x Phoenix Suns.
- 24 de outubro: começo da temporada regular
- 3 de novembro: começo da Copa NBA
- 7 de dezembro: semifinais da Copa NBA
- 9 de dezembro: final da Copa NBA
- 16 a 21 de fevereiro: pausa para o All-Star
- 18 de fevereiro: All-Star Game
- 14 de abril: fim da temporada regular
- 16 a 19 de abril: disputa do play-in
- 20 de abril: início dos playoffs
- 21 a 22 de maio: início das finais de conferência
- 6 de junho: início das finais
- 23 de junho: jogo 7 das finais (se necessário)
Less than 24 hours away from #KiaTipOff23! 🍿
The 2023-24 regular season tips off Tuesday night on TNT with Lakers/Nuggets followed by Suns/Warriors! pic.twitter.com/KBZZL19Zyr
— NBA (@NBA) October 24, 2023
Corrida de dois cavalos?
O ponto de discussão dominante na entressafra da NBA era a cor da camisa que Damian Lillard usaria nesta temporada. Depois de 11 anos no Portland Trail Blazers, o jogador de 33 anos entregou um pedido de troca no verão, sinalizando o desejo de explorar um novo desafio fora de Oregon. Em meio a relatos de que seu local desejado era o Miami Heat, Lillard foi surpreendentemente transferido para o Milwaukee Bucks em uma transação que mudou a dinâmica de poder em toda a liga.
Lillard se juntará ao duas vezes jogador mais valioso (MVP) da NBA, Giannis Antetokounmpo, no que promete ser uma dupla ofensiva letal e que catapultará os Bucks de candidato ao título a favorito. A empolgação em torno da negociação também ajuda a banir alguns dos males da temporada passada, onde Milwaukee perdeu na primeira rodada dos playoffs para o Miami Heat.
A equipe perdeu Jrue Holiday no acordo de três equipes — Holiday acabou sendo negociado do Trail Blazers para o Boston Celtics — mas a dupla de Lillard e Antetokounmpo será uma proposta difícil para as defesas adversárias. Antes da temporada, a dupla já elogiou muito suas perspectivas futuras depois de dividirem a quadra no primeiro jogo da pré-temporada do Bucks.
“Nunca estive tão aberto. E, em primeiro lugar, nunca vi ninguém em dupla desde a primeira posse de bola do jogo”, disse o “Greek Freak” após a vitória de Milwaukee na pré-temporada sobre o Los Angeles Lakers, em entrevista na ESPN. Lillard disse, após o mesmo jogo: “Ter outro cara lá fora que é simplesmente dominante. Ele pode dominar um jogo e ganhar um jogo para você. … Nas primeiras jogadas, eles me atacam, me prendem e o cara para quem estou soltando a bola é o Giannis. Então eu pensei: Uh, podemos fazer isso a noite toda. Você sabe o que eu quero dizer?”
O principal adversário dos Bucks na Conferência Leste provavelmente será o Celtics, que está saindo de uma decepcionante derrota nos playoffs para o Heat. Liderada pelos dois “J’s” — Jayson Tatum e Jaylen Brown — a equipe tem aspirações ao título. Depois de anos de fracasso, muitos acreditam que esta pode ser a melhor oportunidade para finalmente superar o obstáculo e conquistar o primeiro título da NBA da organização desde 2008, com Holiday e Kristaps Porziņģis também no elenco. O técnico do segundo ano, Joe Mazzulla, ainda tem espaço para crescer em sua tomada de decisões em situações difíceis, mas com seu elenco poderoso, uma séria disputa pelo título é esperada em Boston.
Muitos estão prevendo um confronto de pesos pesados entre o Celtics e o Bucks por uma vaga nas finais da NBA, já que são claramente os dois times mais estrelados da Conferência Leste.
Há outros que podem ter algo a dizer sobre isso — notadamente o atual MVP Joel Embiid e o Philadelphia 76ers — mas o Bucks e o Celtics podem ser muito difíceis de vencer no Leste.
Totalmente aberto?
No Oeste, na outra conferência da NBA, a história é muito diferente. O atual campeão Denver Nuggets começa a defesa do título parecendo forte mais uma vez, liderado pelos duas vezes MVP Nikola Jokić e Jamal Murray. No entanto, eles sofreram algumas derrotas importantes para o time vencedor do título, Bruce Brown e Jeff Green, deixando dúvidas sobre a profundidade de seu elenco.
A linha de base do Denver continua alta, com um ataque liderado por Jokić e Murray, sua combinação foi estabelecida como o ataque de dois homens mais letal da NBA – embora Antetokounmpo e Lillard possam ter uma palavra a dizer este ano. Mas por trás do Nuggets está uma conferência carregada, pronta para tirar vantagem de qualquer deslize dos atuais campeões.
Memphis Grizzlies, Sacramento Kings, Phoenix Suns, Los Angeles Clippers, Golden State Warriors, Los Angeles Lakers, Minnesota Timberwolves, New Orleans Pelicans e Dallas Mavericks têm suas próprias ambições e razões para acreditar que este pode ser o ano.
O Suns é o time que mais acredita fortemente que pode desafiar o Nuggets pelo título, especialmente após a adição de Bradley Beal ao seu já brilhante elenco de Devin Booker e Kevin Durant. A chegada de Durant no final da temporada do ano passado não deixou ao time muito tempo para entrar em quadra — especialmente com lesões que restringem o tempo de jogo — mas com um período de entressafra completo e Beal entre suas fileiras, o técnico Frank Vogel, que está em seu primeiro ano com a equipe, deverá disputar o troféu Larry O’Brien.
Todos os outros candidatos ocidentais têm motivos para estar esperançosos – a maioria deles liderados por estrelas – mas têm pontos de interrogação iminentes. Os Grizzlies serão prejudicados pela ausência precoce do armador Ja Morant, que está suspenso pelos primeiros 25 jogos da temporada por “conduta prejudicial à liga” depois que um vídeo do Instagram circulou nas redes sociais, parecendo mostrá-lo apontando uma arma enquanto estava em um veículo com outras pessoas, apenas dois meses depois de ter sido suspenso por causa de um vídeo semelhante.
Lesões persistentes das duas estrelas dos Clippers — Kawhi Leonard e Paul George — restringiram o sucesso da equipe desde que chegaram em 2019, embora seja uma história semelhante para Zion Williamson com os Pelicans.
Os Kings esperam replicar o grande sucesso do ano passado — chegando aos playoffs pela primeira vez em quase 17 anos — mas com apenas algumas mudanças feitas em seu time, a continuidade os beneficiará ou a permanência permitirá que outros os alcancem?
Os Warriors, Lakers, Timberwolves e Mavericks também têm grandes esperanças no início da temporada, mas cada equipe tem problemas que precisam ser resolvidos com avisos ao virar da esquina. Esse poder levou a uma conferência lotada em que cada jogo tem potencialmente implicações importantes nos playoffs.
Novatos para ficar de olho
A empolgação em ver a próxima geração de novatos entrando na NBA é sempre alta, mas nesta temporada, essa expectativa está em Victor Wembanyama. O francês foi avaliado como um dos candidatos mais conceituados a vir para a NBA, o que levou a uma corrida feroz na temporada passada para chegar ao fundo do poço e ganhar a oportunidade de convocá-lo.
No final, foi o San Antonio Spurs quem ganhou na loteria para escolher o primeiro no draft de 2023, trazendo assim Wembanyama para Alamo City para emparelhá-lo com o lendário técnico Gregg Popovich.
A empolgação em torno do potencial talento geracional não está nesse nível desde que LeBron James chegou à NBA em 2003, com os jogos de TV dos Spurs se tornando propostas muito mais intrigantes do que antes.
Embora muitos já estejam cogitando Wembanyama para o prêmio de Estreante do Ano devido a algumas performances de destaque na pré-temporada, ele pode enfrentar forte concorrência de Chet Holmgren, do Oklahoma City Thunder. Holmgren foi selecionado pelo Thunder no draft do ano passado, mas perdeu toda a sua temporada de estreia depois de sofrer uma lesão no pé direito antes mesmo do início do campo de treinamento de 2022.
Como resultado, o pivô de 7 pés e 1 polegada se qualificaria para o prêmio de Estreante do Ano e, se os vislumbres que ele mostrou na pré-temporada e na Summer League servirem de referência, ele poderia ser uma força a ser reconhecida.
com depois de um ano fora. A dupla já parece ter iniciado uma rivalidade depois de se enfrentarem na pré-temporada. Holmgren fez 21 pontos e nove rebotes e Wembanyama fez 20 pontos na vitória do Thunder sobre o Spurs em um jogo em que eles muitas vezes lutavam diretamente entre si. Porém, um momento particular se destacou no jogo. Wembanyama passou por Holmgren para uma cesta e uma falta, flexionando os músculos enquanto Holmgren estava no chão.
Replays mostraram que a cabeça de Wembanyama fez contato com a cabeça de Holmgren, fazendo com que o centro do Thunder postasse, mais tarde no X, antigo Twitter: “A cabeçada é um movimento imparável”.
Jogando em posições semelhantes, será uma rivalidade frente a frente fascinante por muitos anos entre os dois grandes homens enquanto eles tentam encontrar seu caminho na NBA. Em outros lugares, há muitos outros novatos para os fãs ficarem de olho, em particular Scoot Henderson — que está tentando preencher a vaga de Lillard com os Trail Blazers — e os gêmeos Thompson, Amen e Ausar, que foram escolhidos pelo Houston Rockets e Detroit.
Uma mudança de formato
A temporada 2023-24 também verá a estreia do mencionado Torneio de Temporada, que é uma nova competição anual para todas as 30 equipes introduzida pela NBA. Começando na sexta-feira, 3 de novembro, e terminando no sábado, 9 de dezembro, o Torneio de Temporada tem como objetivo “fornecer aos jogadores e equipes outra competição para vencer, envolver os fãs de uma nova maneira e gerar interesse adicional na parte inicial do jogo regular”, disse a NBA.
Todas as 30 equipes foram colocadas em grupos de cinco equipes com base em seu recorde da temporada passada, com cada uma jogando quatro jogos de grupo, um contra cada adversário do grupo, em “noites de torneio” — todas as terças e sextas-feiras, de 3 a 28 de novembro. Apenas excluindo o dia da eleição nos EUA, em 7 de novembro.
Oito times avançarão da fase de grupos para as eliminatórias, onde haverá jogos de eliminação única nas quartas de final, semifinais e jogo do campeonato. As equipes competirão por uma premiação e pelo novo troféu do torneio da temporada, chamado NBA Cup. Um MVP será nomeado para o torneio, assim como uma equipe All-Tournament. Todos os jogos do torneio, exceto a final, contarão para a classificação da temporada regular.