Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Governo do Rio sanciona lei antirracismo em homenagem a Vinícius Junior

    Lei foi inspirada pela resposta do jogador aos ataques racistas sofridos no Campeonato Espanhol

    Vinícius Junior em jogo pela Seleção Brasileira
    Vinícius Junior em jogo pela Seleção Brasileira Albert Gea/Reuters

    Janina Nuno Riosda Reuters

    O governo do Estado do Rio de Janeiro sancionou nesta quarta (5) uma lei antirracismo que leva o nome do atacante Vinícius Junior, visando interromper ou suspender eventos esportivos em caso de conduta racista.

    O jogador do Real Madrid sofreu ataques racistas de torcedores do Valencia em partida pelo Campeonato Espanhol em maio, o décimo incidente envolvendo o atacante de 22 anos que a liga relatou aos promotores na última temporada.

    A lei foi inspirada pela resposta de Vinícius Junior ao incidente no estádio Mestalla, em Valencia, quando o jogo foi interrompido por vários minutos enquanto o atleta apontava para aqueles que o atacavam nas arquibancadas.

    A “Lei Vini Jr.”, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado em junho, inclui protocolo sobre como processar denúncias de racismo e campanhas educativas obrigatórias.

    “É um dia muito especial, porque eu sou muito novo e não esperava isso tão novo”, disse Vinícius durante cerimônia realizada no Maracanã, onde estreou pela equipe principal do Flamengo em 2017.

    Vinícius Junior também recebeu prêmios da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e colocou os pés na Calçada da Fama do Maracanã, onde agora está ao lado de grandes nomes como Pelé, Garrincha e Ronaldo.

    “Às vezes eu fico me perguntando se eu mereço tanto”, disse o atacante. “Não esperava estrear no Maracanã e poder receber todos esses prêmios”.