
The Best: Quem é Gui, “amuleto” do Vasco, que ganhou o torcedor do ano
Gui se tornou símbolo de força e inspiração para os torcedores


O pequeno Gui, torcedor do Vasco, foi eleito o melhor torcedor do ano pelo The Best Fifa. Aos 10 anos, ele se tornou o “amuleto” dos cruzmaltinos, conquistando o coração da torcida.
Guilherme Gandra Moura, conhecido como Gui, tem 10 anos e enfrenta uma luta diária contra a epidermólise bolhosa, uma doença rara que causa feridas na pele e afeta o crescimento. Ele ganhou notoriedade após um vídeo emocionante no qual se reencontrava com sua mãe, após um coma induzido.
O menino sempre postava conteúdos relacionados ao Vasco, mesmo no hospital, durante o tempo em que esteve internado, ele recebeu apoio e carinho de diversos jogadores, que foram visita-lo, criando uma amizade especial com o atacante Gabriel Pec, atualmente no Los Angeles Galaxy, a quem chama carinhosamente de “Tio Pec”.
Desde então, Gui se tornou uma presença constante nos jogos do Vasco em São Januário, e sua história inspirou até mesmo um mosaico em sua homenagem, sendo querido por torcedores de todo o Brasil.
Ver essa foto no Instagram
O que é epidermólise bolhosa?
É uma doença genética e hereditária rara que causa a formação de bolhas na pele, devido a mínimos atritos ou traumas. É uma doença que não tem cura, não é transmissível, e pode se manifestar já no nascimento.
“Lei Gui”
O pequeno conseguiu dar visibilidade à sua doença a ponto de resultar na criação da “Lei Gui” no estado do Rio de Janeiro. A lei garante o pagamento de pensão e o custeio de medicamentos, curativos e outras despesas para portadores de epidermólise bolhosa.