Olhando para cima, Fortaleza e Vasco se enfrentam pela Série A do Brasileiro
Cearenses sonham com título nacional, enquanto Cruzmaltino quer vaga na Copa Libertadores do ano que vem
Apesar da distância na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Vasco se enfrentam mirando mais acima na competição nacional. As equipes entram em campo neste sábado (9), às 19h (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 33ª rodada do torneio.
O Tricolor da Pici ainda sonha com o título nacional. Atualmente, a seis rodadas para o final da competição, o Fortaleza está sete pontos atrás do líder Botafogo. Ou seja, além de vencer seus jogos a equipe precisa secar o Glorioso.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de taça para o time cearense são de 3,4%. De estar na próxima Copa Libertadores é de 99,9%. A vaga pode ser confirmada nesta rodada.
Já o Vasco soma 43 pontos, mas está apenas três do Bahia, o sétimo colocado. Com o Atlético jogando as finais da Copa do Brasil e Libertadores, diante de Flamengo e Botafogo, respectivamente, o Brasileirão praticamente já virou G7, com chances de mais vagas ainda.
Por isso, o Cruzmaltino sabe da necessidade de deixar a capital cearense com os três pontos. A missão é difícil, uma vez que o Fortaleza em 16 jogos no Castelão tem 12 vitórias e quatro empates, sendo o único invicto como mandante nesta Série A.
Como chega o Fortaleza
O elenco do Fortaleza ainda mantém o discurso de busca de título, afinal são sete pontos de diferença para o líder Botafogo em 18 a se disputar nas seis últimas rodadas do Brasileirão.
Mas a vaga na Copa Libertadores, neste momento, é o objetivo palpável e uma vitória deixaria o time de Juan Pablo Vojvoda praticamente garantido no G6 da Série A e, consequentemente, dentro da competição da Conmebol em 2025.
Para a partida, o volante Lucas Sasha está recuperado de lesão muscular e poderá ser relacionado. Sasha, que em julho renovou seu contrato até o fim de 2025, fez sua última partida em 17 de setembro, contra o Corinthians, pela Copa Sul-Americana. Depois disso foram sete partidas fora.
Vojvoda não tem jogadores suspensos para enfrentar o Vasco, mas o departamento médico está ocupado. O zagueiro Tomás Cardona e o volante Pedro Augusto se recuperam de problemas musculares e são dúvidas para a partida deste sábado.
O zagueiro Brítez, que tem jogado improvisado na lateral direita, deixou a partida da rodada passada, contra o Juventude, após sofrer pancada forte na cabeça, com suspeita de concussão. Ele passou por testes durante a semana e deve estar bem para jogar.
A tendência é que Vojvoda mantenha a base dos dois últimos jogos, o empate contra o Palmeiras, 2 a 2, e os 3 a 0 sobre o Juventude. O trio ofensivo deve ser novamente Marinho, Lucero e Moisés, com um meio de campo formado por Rossetto, Hércules e Martinez.
Como chega o Vasco
Para o duelo na capital cearense, o técnico Rafael Paiva não terá Payet, que sentiu a coxa esquerda e sequer viajou com o elenco. Em contrapartida, a novidade fica pela volta de Philippe Coutinho. O meia, que ficou fora dos últimos dois duelos, pode ser titular. Maxime é outra opção.
Expulso contra o Botafogo, João Victor está fora da partida e será substituído por Maicon. Léo será mantido entre os titulares. Paulo Henrique e Lucas Piton fecham a linha defensiva.
No ataque, Emerson Rodríguez retorna ao time. No clássico, devido a uma falta em um treinamento, o colmbiano foi afastado e sequer foi relacionado para encarar o Glorioso.
Fortaleza x Vasco
Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Titi e Eros Mancuso; Matheus Rossetto, Hércules e Martinez; Marinho, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho, Coutinho (Maxime Dominguez); Puma Rodríguez, Emerson Rodríguez e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
- Motivo: Jogo válido pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Local: Arena Castelão, Fortaleza, Ceará
- Data e hora: 9 de novembro de 2024, às 19h (de Brasília)
- Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
- Assistentes: Bruno Boschilia e Rafael Trombeta (ambos do PR)
- Arbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)
- Transmissão: Premiere