Alerj aprova projeto que torna São Januário patrimônio do Rio
Estádio do Vasco agora aguarda sanção do governador Cláudio Castro; projeto visa atrair turistas e destaca o papel de São Januário na luta antirracista
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou um projeto de lei, nesta quinta-feira (14), onde declara o São Januário, o estádio do Vasco, como patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio de Janeiro.
O projeto, agora, seguirá para sanção do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para divulgar sua decisão. O movimento não interfere no projeto de reforma de São Januário, que deve começar no início de 2025.
O principal objetivo é tornar o estádio mais atrativo, de modo que os turistas o considerem um destino. Além disso, o projeto reconhece São Januário como um símbolo da luta antirracista na história do Rio de Janeiro, não apenas no futebol, mas também no contexto social e cultural.
São Januário foi, inclusive, o maior estádio da América do Sul até a inauguração do Estádio Centenário, no Uruguai, para a Copa do Mundo de 1930.