Uefa autoriza torcida em pé na Alemanha, França e Inglaterra nesta temporada
Medida faz parte de um teste da entidade, que avaliará sua expansão e adoção definitiva


A Uefa, órgão que rege o futebol europeu, anunciou nesta quarta-feira (27) um programa que permitirá instalações em estádios da Alemanha, França e Inglaterra para que torcedores assistam às partidas em pé durante a temporada 2022/2023. A medida será avaliada para a possível adoção definitiva do modelo em mais países e jogos.
“Tem sido observada uma tendência crescente para o uso de instalações em pé em algumas competições nacionais nos últimos anos”, justificou a entidade, acrescentando que clubes também manifestaram interesse.
Os torcedores poderão ver os jogos em pé nos confrontos válidos pelas fases de grupo e mata-mata das competições masculinas da Uefa, como a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Apenas nas finais a novidade não será permitida.
Alemanha, França e Inglaterra foram selecionados, pois já possuem autorização dos órgãos nacionais e locais para isso e fazem parte das cinco principais federações do ranking da Uefa.
Especialistas independentes contratados pela confederação vão analisar o uso dessas instalações em jogos nacionais e internacionais e confeccionarão um relatório.
O documento será entregue ao Comitê Executivo da Uefa, que decidirá sobre a continuidade e expansão do modelo. Os clubes também receberão as conclusões do estudo.