STJD pune jogador que agrediu Scarpa, do Atlético-MG, na Copa do Brasil
Willian Formiga, do CRB, acertou uma cotovelada no meia do Galo durante o confronto entre as equipes pelas oitavas de final
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu, por maioria, o lateral Willian Formiga, do CRB, por agredir o meia Gustavo Scarpa, do Atlético-MG, na Copa do Brasil. Os auditores da Primeira Comissão Disciplinar do órgão suspenderam o atleta por quatro partidas. O processo foi julgado em primeira instância e cabe recurso ao Pleno
O episódio ocorreu no dia 31 de julho desse ano, durante o confronto de ida entre as equipes pelas oitavas de final do torneio nacional. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Formiga foi expulso por acertar uma cotovelada no jogador do Galo.
“Expulsei diretamente com cartão vermelho o atleta de número 13 sr. Willian Prado Camargo, da equipe Clube de Regatas Brasil, por desferir e atingir uma cotovelada no rosto do seu adversário de número 6, Gustavo Henrique Furtado Scarpa, fora da disputa da bola”, diz a súmula da partida, assinada pelo árbitro Raphael Claus (Fifa-SP).
O lateral do CRB foi enquadrado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre “praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”.
A pena prevista é de “suspensão de quatro a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de trinta a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código”.
Confira o voto da relatora
A relatora do processo, auditora Carolina Ramos entendeu pela prática de infração disciplinar do atleta. “No meu entendimento a imagem por não ter sido muito esclarecedor. No dia que assisti o jogo o que verifiquei do lance foi que o atleta dá uma cotovelada e depois cospe. No meu entendimento aconteceu a prática da agressão física e ele teve o dolo. Por conta disso, vou condená-lo a uma suspensão de quatro partidas no artigo 254-A”, disse.
Os dois clubes também foram punidos por atraso na partida, com base no artigo 206 do CBJD. O CRB terá de pagar R$ 3,2 mil; o Atlético, R$ 4 mil.
Copa do Brasil
O CRB acabou eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-MG, após empatar o jogo de ida em 2 a 2 e perder o de volta por 3 a 0. O Galo, inclusive, está nas semifinais da competição e enfrenta o Vasco. No jogo de ida, na Arena MRV, bateu o Cruzmaltino por 2 a 1. O duelo de volta será no dia 19 de outubro, um sábado, às 18h30 (de Brasília), em São Januário.