Sobrevivente do “boom chinês”, Oscar deve deixar o país após oito temporadas
Meia brasileiro fez seu último jogo com a camisa do Shangai Port na terça-feira (3)
No futebol chinês desde o final de 2016, o meia Oscar deve deixar o país asiático após ter entrado em campo no duelo entre Shangai Port e Gwangju na última terça-feira (3), como informou o jornal Marca nesta quarta-feira (4).
Ao longo de oito temporadas, o brasileiro de 33 anos fez história na China com títulos, números de respeito e valores que assustaram o mundo do futebol.
Ainda segundo a publicação, estima-se que Oscar tenha faturado no futebol chinês a bagatela de 175 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão) apenas em salários. O ex-Seleção Brasileira chego a ter um dos maiores salários do mundo, ficando atrás apenas de Messi e Cristiano Ronaldo.
⚽️Brazilian midfielder Oscar scored a vital penalty for #Shanghai Port in their 1-1 draw with Gwangju FC in the AFC Champions League Elite. With tears in his eyes as fans chanted “Stay, Stay!,” the big question lingers: Was this his final game? #ACLElite #shanghaiport@oscar8 pic.twitter.com/6ULjfZvzT5
— Shanghai Let’s meet (@ShLetsMeet) December 4, 2024
Oscar chegou ao futebol chinês no início de 2017 após o Chelsea receber 60 milhões de euros (R$ 210 milhões na época). Pelo Shangai SIPG, que em 2021 mudaria de nome para Shangai Port, o brasileiro conquistou o campeonato local em 2018, 2023 e 2024, e a Supercopa da China, em 2019.
Ao longo de oito temporadas pelo Shangai Port, Oscar fez mais de 200 partidas, 76 gols e mais de 100 assistências.
Período de ouro na China
A chegada de Oscar ao futebol chinês foi apenas uma das transferências mais impactantes que o país realizou, em um período em que grandes nomes do futebol desembarcavam por lá.
Em 2017 a liga local chegou a superar a Premier League em valores de contratações, mas sofreu um baque anos depois, principalmente com a pandemia da Covid-19. Astros deixaram o país, mas Oscar seguiu desfilando seu futebol nos estádios orientais.
Top 5 contratações mais caras da história na China
- Oscar (Shangai SIPG) – 60 milhões de euros
- Hulk (Shangai SIPG) – 56 milhões de euros
- Alex Teixeira (Jiangsu Suning) – 50 milhões de euros
- Paulinho (Guangzhou Evergrande) – 42 milhões de euros
- Jackson Martínez (Guangzhou Evergrande) – 42 milhões de euros
Transfermarkt