São Paulo supera campanha de 2023 e está quase garantido na Libertadores
Tricolor atingiu 97,7% de chances de se classificar para a competição continental
A campanha do São Paulo no Campeonato Brasileiro 2024 é superior à do ano passado. Agora, o clube está praticamente garantido na próxima Copa Libertadores.
Segundo estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tricolor atingiu 97,7% de chance de se classificar para a edição da competição continental de 2025.
O levantamento aponta que todos os times do G6 — Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Flamengo, Internacional e São Paulo — devem participar da Libertadores. O Glorioso, inclusive, matematicamente já se garantiu no torneio.
Ao final da mesma 32ª rodada do Brasileirão de 2023, o São Paulo estava na 10ª posição, com 42 pontos — 12 a menos do que nesta temporada. Atualmente, o time é o sexto colocado, com pouca diferença de pontos em relação a Inter e Flamengo (quinto e quarto colocado, respectivamente).
Vale ressaltar que, no ano passado, o Tricolor focou os esforços na disputa do título inédito da Copa do Brasil, que rendeu vaga para a Libertadores. Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira, era o treinador do time paulista.
Na última terça-feira (5), o São Paulo (54 pontos) venceu o sétimo colocado Bahia (46 pontos), por 3 a 0. A diferença entre eles agora é de oito pontos, faltando cinco rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro.
Chances de classificação para Libertadores, segundo a UFMG
- Botafogo: 100%
- Palmeiras: 99,996%
- Fortaleza: 99,9%
- Flamengo: 99,8%
- Internacional: 99,17%
- São Paulo: 99,7%
- Bahia: 2,7%
G6 deve aumentar, e São Paulo se tranquiliza
Com Botafogo e Atlético-MG na final da Libertadores, além do Flamengo e o próprio Galo na decisão da Copa do Brasil, as vagas para a próxima edição da competição continental via Brasileirão devem aumentar.
O Cruzeiro também disputa a final da Copa Sul-Americana contra o Lanús-ARG. Se vencer, garante a classificação para a Libertadores e aumenta mais uma vaga no Campeonato Brasileiro.
Originalmente, o quinto e o sexto colocados do Brasileiro disputariam as fases preliminares da próxima Libertadores. Contudo, estas posições devem ser suficientes para garantir vaga direta na fase de grupos da próxima edição do torneio.