Saiba o motivo para o SBT retirar a proposta pelos direitos da Liga Forte União
Empresa de comunicação havia sinalizado intenção de comprar cotas da transmissão de TV
O SBT informou nesta terça-feira (30), por meio de nota, que retirou a proposta pelos direitos de transmissão dos jogos da Série A do Brasileiro, em TV aberta, para os times que fazem parte da Liga Forte União. O Cruzeiro integra esse grupo.
O motivo, segundo executivos da emissora, é que receberam informação extraoficial da cúpula da LFU de que a oferta não seria aceita. O prazo final para uma resposta sobre sim ou não era na tarde desta segunda-feira (29), o que não foi feito, segundo a emissora. Por isso encerraram as negociações.
A validade do contrato seria por quatro temporadas, a partir de 2025. E o valor total envolvido seria de R$ 2,6 bilhões. O acordo contemplaria a transmissão de um jogo por rodada de um dos times da Liga Forte como mandante.
O Corinthians assinou recentemente contrato com a Liga Forte União para que seus jogos entrem no pacote vendido pelo grupo. A avaliação é que isso valorizou o produto, por isso há expectativa de maiores valores envolvidos nessa negociação, segundo especialistas do mercado de direitos de transmissão.
A Libra, outro grupo de clubes que conta com Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e São Paulo, vendeu todo seu pacote para o Grupo Globo (TVs aberta e fechada, pay-per-view e streaming). O contrato, de 2025 a 2029, pode chegar a R$ 1,4 bilhão por ano, a depender do número de times que estiverem na Série A.
A Liga Forte decidiu negociar os direitos separadamente, negociando TV aberta, fechada e streaming em pacotes diferentes. A Globo negocia para adquirir os direitos do pay-per-view para manter o Premiere com todas as partidas da competição.
Clubes que assinaram com a Liga Forte União
Entre clubes da Série A, a Liga Forte União reúne Corinthians, Inter, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude.
Já de divisões inferiores, integram o grupo América-MG, Goiás, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA, e Operário-PR.
Leia a nota do SBT na íntegra
O SBT informa que havia formalizado junto à Liga Forte União uma proposta para transmissão de jogos exclusivos do Campeonato Brasileiro de futebol a partir de 2025. A liderança da emissora foi informada, por telefone e extraoficialmente, que sua proposta não seria aprovada e aguardava um retorno formal dos organizadores até o final da tarde desta segunda-feira (29/7) a respeito do resultado desta concorrência. Como não houve, comunicamos que o SBT decidiu retirar a sua proposta deste pleito esportivo.
Reafirmamos o compromisso do SBT de seguir investindo em sua programação com programas e transmissões esportivas, exibindo sempre as melhores competições e com um time de narradores, apresentadores e comentaristas de primeira para atender os espectadores e o mercado publicitário.
Atualmente, além da UEFA Champions League, o SBT exibe, com sucesso comercial e de audiência, os jogos da Conmebol Sul-Americana e da Copa do Nordeste, além dos programas “Arena SBT” (segundas-feiras, 23h30min) e “SBT Sports” (domingos, às 8h) pelo horário de Brasília.