Fortaleza bate Red Bull Bragantino, acaba com jejum e fica perto da Sul-Americana
Com a derrota na 36ª rodada do Brasileiro, time paulista não tem mais chance de título, mas garantiu a vaga na Libertadores
O Fortaleza encerrou um jejum de dez jogos sem vencer, nove deles pelo Brasileiro da Série A, ao bater o Red Bull Bragantino na noite desta quinta-feira (30), 2 a 1, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).
O jogo foi válido pela 36ª rodada e os donos da casa terminaram com nove em campo após duas expulsões.
Fortaleza se livra do rebaixamento
O resultado eliminou o “fantasma” do rebaixamento para os cearenses, que chegaram aos 48 pontos, agora na 11ª colocação. Mas, mais do que isso, deixou encaminhada a classificação à Copa Sul-Americana de 2024, objetivo do clube após recalcular rotas com a má fase na competição.
Mesmo se não somar mais pontos nas duas últimas rodadas, o Leão deve disputar no ano que vem o torneio do qual foi vice em 2023.
Bragantino está na Libertadores, mas sem chance de título
Já a derrota, para o Bragantino, acabou com a possibilidade de título. O time parou nos 59 pontos, na sexta posição, mas a sete pontos do líder Palmeiras, com seis a disputar nas duas rodadas finais.
No entanto, como o Athletico-PR só empatou com o Cruzeiro no Mineirão, os paulistas se garantiram na Copa Libertadores de 2024. Por enquanto, a partir da fase preliminar, mas ainda com chance de chegar ao G4 e ir direto à fase de grupos.
Calebe desequilibra
O meia-atacante, ex-Atlético-MG, ganhou a posição no meio de campo do Fortaleza nas últimas rodadas, após se recuperar de lesões. Aliás, problemas físicos atrapalharam o ano do jovem jogador de 23 anos. Ele ocupou a vaga do argentino Pochettino e deu mais velocidade ao Leão, o que foi comprovado nesta noite.
No primeiro gol, uma saída errada do Bragantino fez a bola sobrar para Calebe já no campo de ataque. Ele acionou Yago Pikachu na direita, que invadiu a área e chutou para abrir o placar.
O Bragantino, até aquele momento, 13 minutos do primeiro tempo, ficava com a bola, mas não pressionava. E nove minutos depois, Calebe deu um tapinha para driblar Lucas Cunha, entrou na área e só deslocou Cleiton para o 2 a 0.
No finalzinho do primeiro tempo, Mosquera fez a jogada e tocou para Ramires, que finalizou sem muita força. A bola desviou em Sasha e entrou. 1 a 2.
Pressão e expulsões
O técnico Pedro Caixinha fez mudanças para o segundo tempo, deixou o Bragantino mais ofensivo, e chegou a pressionar o Fortaleza. Teve bola no travessão, viram o goleiro rival João Ricardo fazer defesas, e cera.
Ainda deu tempo de Pedro Augusto — volante que vem sendo criticado pela torcida do Fortaleza por ter pedido pênalti na decisão da Copa Sul-Americana contra a LDU de Quito — perder um dos gols mais feitos dessa edição do Campeonato Brasileiro. Sozinho, na frente de Cleiton, com tempo para pensar, ele chutou para fora.
Depois disso, duas expulsões para o Bragantino, por um pisão de Ramires em Pedro Augusto, e por um chute de Alerrandro em Brítez. Ambos com chamada de revisão pelo árbitro de vídeo. Ainda assim, os mandantes tiveram chance de empatar.
Próximos jogos
O Bragantino recebe o Coritiba no próximo domingo (3), às 18h30 (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O jogo será válido pela 37ª rodada do Brasileirão. No mesmo dia e horário, o Fortaleza enfrenta o Goiás na Arena Castelão, na capital cearense.
Bragantino 1 x 2 Fortaleza
Bragantino: Cleiton; Hurtado (Sorriso), Léo Realpe, Lucas Cunha e Juninho Capixaba; Jadsom, Eric Ramires e Eduardo Sasha (Alerrandro); Helinho (Matheus Gonçalves), Mosquera (Vitinho) e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha.
Fortaleza: João Ricardo (Fernando Miguel); Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco (Escobar); Zé Welison, Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Calebe (Pedro Augusto); Yago Pikachu, Thiago Galhardo (Lucero) e Guilherme. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Gols: Eduardo Sasha (48min1ºT) para o Bragantino; Yago Pikachu (13min1ºT), Calebe (22min1ºT) para o Fortaleza.
Cartões amarelos: Juninho Capixaba (Bragantino); João Ricardo, Yago Pikachu, Zé Welison (Fortaleza).
Cartões vermelhos: Eric Ramires e Alerrandro (Bragantino).
Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Data e horário: 30 de novembro de 2023 (quinta-feira), às 20h30 (de Brasília).
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL).
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Rafael Trombeta (PR).
VAR: Wagner Reway (Fifa/PB).