Em dia de empates, São Paulo perde chance de assumir liderança do Brasileirão
Time de Rogério Ceni ficou no 2 a 2 com o Ceará, em partida disputada no Morumbi, em um sábado com três jogos sem vencedores no início da 8ª rodada
Na abertura da oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo desperdiçou a chance de assumir a liderança. No Morumbi, neste sábado (28), esteve duas vezes à frente do placar, mas cedeu a igualdade e ficou no 2 a 2 com o Ceará. O resultado encerrou uma série de 12 triunfos consecutivos do time como mandante na temporada.
O empate deixou o São Paulo com 13 pontos, na segunda posição, atrás do Corinthians, com 14. E, em um início de competição tão equilibrado, o time pode despencar na classificação e perder até seis posições no complemento da rodada. Além disso, outros cinco times têm chance de saltar para a ponta neste domingo: Palmeiras, Atlético-MG e Botafogo, todos com 12 pontos, além de Santos e Fluminense, ambos com 11.
Os outros dois jogos deste sábado envolveram times da parte de baixo da tabela. E ninguém conseguiu subir muito na classificação do Brasileirão, pois Goiás e Red Bull Bragantino empataram por 1 a 1, assim como Fortaleza e Juventude.
Calleri brilha, mas São Paulo deixa escapar a vitória
Diante de 32.977 torcedores no Morumbi, São Paulo e Ceará empataram pela sexta vez seguida, mas desta vez por 2 a 2, após cinco igualdades consecutivas por 1 a 1. O time tricolor não perde há 12 jogos na temporada, embora com só seis vitórias nesta sequência. E, assim como havia acontecido no último domingo, contra o Corinthians, não conseguiu segurar a vantagem que o colocaria na liderança. Já a situação do Ceará é pior. A equipe completou o sexto jogo sem ganhar no Brasileirão e está na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com seis pontos.
O São Paulo abriu o placar logo aos 8 minutos do movimentado primeiro tempo, com gol de cabeça de Calleri, depois de levantamento de Rafinha. Foi o oitavo gol do artilheiro do Nacional. Em grande noite, o atacante argentino ainda teve dois gols anulados, mas viu o Ceará empatar o duelo após erro de Arboleda. Aos 36, o equatoriano saiu jogando errado, e Iury Castilho acionou Cléber, que tocou na saída de Jandrei.
Porém, Calleri voltou a aparecer aos 41 minutos, agora como pivô. De costas, ele ajeitou para Rodrigo Nestor chegar batendo e recolocar o São Paulo em vantagem. Só que o Ceará voltou a reagir e a empatar o jogo ao dominar a etapa final. Aos 26 minutos, após Vina cobrar escanteio, Matheus Peixoto desviou e Mendoza mandou para as redes em gol que precisou da consulta ao VAR para ser validado. No fim, o são-paulino Igor Vinicius ainda foi expulso.
Empate ruim para Goiás e Bragantino
No estádio da Serrinha, o Bragantino ampliou a sua má fase ao ceder o empate ao Goiás, ficando no 1 a 1 em duelo acompanhado por 4.910 torcedores. Foi o sétimo tropeço consecutivo do time do interior paulista na temporada, o que inclui a eliminação na fase de grupos da Copa Libertadores, selada na última terça-feira.
Com isso, o Bragantino, que já chegou a brigar pela liderança do Brasileirão, vai se distanciando dos primeiros colocados, tanto que no momento é o 11º, com 10 pontos. O resultado também foi ruim para o Goiás, que completou o segundo jogo sem vitória e está em 15º lugar, com 9.
O Bragantino até saiu na frente, aos 40 minutos do primeiro tempo, com Artur, que chutou cruzado após ser encontrado na grande área por Hurtado. Na etapa final, porém, aos 29, após incrível bate-rebate, a bola sobrou para Nicolas, que emendou um voleio para marcar um belo gol. Nos acréscimos, o time paulista, que já sofria com seus sete desfalques, teve Eric Ramires expulso por dar um chute na cabeça de Luan Dias.
Fortaleza segue sem vencer
No Castelão, o Fortaleza não conseguiu manter o embalo pela classificação às oitavas de final da Libertadores. Em um jogo com gols no segundo tempo, empatou por 1 a 1 com o Juventude. O time, assim, segue sem vencer no Brasileirão, em último lugar, com 2 pontos. Já a equipe gaúcha também está na zona de rebaixamento, na 17ª posição, com 7.
Acionado no intervalo, Vitor Gabriel abriu o placar para o Juventude logo aos 5 minutos, de cabeça, após bela jogada e levantamento de Chico Kim. O time gaúcho dominava o duelo e dava trabalho a Marcelo Boeck, mas foi vazado com um golaço de Zé Welison. Aos 19 minutos, ele pegou rebote de cobrança de falta e, da entrada área, chutou forte para empatar o confronto, que atraiu 22.466 torcedores ao Castelão.
Agenda
A oitava rodada do Brasileirão prossegue neste domingo com seis jogos: Santos x Palmeiras (16h), Coritiba x Botafogo (16h), Fluminense x Flamengo (18h), Corinthians x América-MG (18h), Cuiabá x Athletico-PR (18h) e Atlético-MG x Avaí (19h). E a jornada será concluída na segunda-feira com Internacional x Atlético-GO, às 20h.