Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Quem é Robert Taylor, o “garçom finlandês” de Messi no Inter Miami

    Filho de ex-jogador britânico deu assistências a dois dos cinco gols do argentino, que retribuiu

    Luccas Oliveirada CNN

    Lionel Messi já conseguiu levar ao Inter Miami dois amigos da “era Guardiola” no Barcelona: o volante Sergio Busquets e o lateral-esquerdo Jordi Alba. Mas, até agora, seu principal companheiro em campo é bem menos badalado.

    O ponta finlandês Robert Taylor foi titular do técnico Tata Martino nas três partidas que Messi fez pelo clube da Flórida, até o momento. E, apesar do pouco tempo de entrosamento, a dupla já tem dado bastante resultado na prática.

    Taylor, que atua pela esquerda, deu belas assistências para dois dos cinco gols de Messi pelo Inter Miami, contra Atlanta United e Orlando City. Na goleada contra Atlanta, o argentino retribuiu e também deu passe para o finlandês marcar.

    Somados, Messi e Taylor contribuíram para oito dos nove gols marcados pelo Inter Miami nas últimas três partidas, desde que o craque argentino estreou pelo novo clube.

    Mas quem é Robert Taylor?

    Apesar do nome, Taylor, de 28 anos, é nascido e criado na Finlândia. Inclusive, ele atua pela seleção finlandesa profissional desde 2017, depois de ter passado por todas as categorias de base.

    Ele é filho de Paul Taylor, ex-jogador inglês que atuou pelo KuPS, hexacampeão finlandês, na década de 1990. Robert nasceu em 1994, quando o pai ainda jogava no país nórdico.

    Robert Taylor comemora gol contra o Atlanta United
    Robert Taylor comemora gol contra o Atlanta United / Megan Briggs/Getty Images

    Carreira entre Finlândia e Noruega

    O novo amigo de Messi fez as divisões de base entre a Finlândia e a Inglaterra, onde atuou por clubes de menor expressão, Lincoln City e Barnet. A profissionalização veio na volta à Finlândia, pelo JJK Jyväskylä.

    Depois de se destacar pela liga local, Taylor se aventurou na Noruega, chegando ao Tromsø em 2018. Ele ficou no clube norueguês até 2020, quando partiu para o Brann, do mesmo país. Por lá, atuou em 58 jogos, com 12 gols e 10 assistências.

    Em fevereiro de 2022, Taylor foi anunciado pelo Inter Miami com status de titular. Até agora, fez 63 jogos pelo clube da Flórida, com oito gols e nove assistências. A chegada de Messi, pelo o que vimos até agora, promete aumentar consideravelmente esses números.

    Veja os gols que saíram da parceria entre Messi e Taylor

    Contra o Atlanta United: passe de Taylor e gol de Messi.

    Contra o Atlanta United: passe de Messi e gol de Taylor.

    Contra o Orlando City: passe de Taylor e gol de Messi.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos