Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Por onde andam os brasileiros que venceram o Prêmio Puskás?

    Premiação do Fifa The Best coroa o artista do gol mais bonito de cada temporada

    Leonardo Martinsda CNN

    Uma dos momentos mais aguardados no The Best Awards da Fifa é a entrega do Prêmio Puskás. A honraria será dada nesta terça-feira (17), em jantar de gala em Doha, no Catar.

    O Prêmio Puskás foi criado em 2009 pela Fifa e reconhece o gol mais bonito da temporada. O troféu leva esse nome em homenagem ao húngaro Ferenc Puskás, ex-Real Madrid considerado um dos mais geniais na história do futebol.

    Brasileiros no Prêmio Puskás

    Desde 2009, diversos jogadores brasileiros ou que atuaram no futebol daqui concorreram à honraria por conta de suas pinturas dentro das quatro linhas.

    Nem todos levaram o caneco para casa. É o caso de Marlone, ex-Corinthians, em 2016; e Richarlison, do Tottenham, em 2022. O uruguaio Arrascaeta bateu na trave duas vezes, em 2018 e 2020, quando defendia Cruzeiro e Flamengo respectivamente.

    Mas há também jogadores brasileiros que encantaram os torcedores e levaram o prêmio de gol mais bonito do mundo. Entre os agraciados pelo prêmio está Neymar, que na época defendia o Santos. Veja por onde andam os vencedores.

    Neymar

    Atualmente no Al-Hilal da Arábia Saudita, Neymar foi o primeiro brasileiro a levar o prêmio. O troféu veio em 2011 após a pintura do craque na Vila Belmiro, na derrota para o Flamengo por 5 a 4.

    O atacante segue fora dos gramados, após lesão sofrida em novembro, em duelo pela Champions da Ásia. Neymar só deve retornar aos campos em janeiro.

    Wendell Lira

    O ex-jogador defendia o Goianésia quando fez um gol de placa, na vitória sobre o Atlético-GO, e bateu Messi para levar o título em 2015.

    Seis meses após o reconhecimento, o meia anunciou adeus dos gramados aos 27 anos e passou a se dedicar à sua carreira como jogador de esports. Wendell Lira também comanda um podcast chamado “Modo Carreira”, onde debate assuntos do futebol e do mundo dos games.

    Guilherme Madruga

    Atual detentor do prêmio, o volante fez um gol antológico pela Série B de 2023, na vitória do Botafogo-SP sobre o Novorizontino.

    Nesta temporada, Guilherme Madruga defendeu o Cuiabá, e seu último jogo foi no dia 5 de outubro, na vitória de 2 a 0 sobre o São Paulo. Ele possui 26 jogos com a camisa do Dourado.

    Tópicos