Ponte Preta e Ituano são rebaixados para a Série C
Clubes paulistas se juntam a Brusque e Guarani, que também caíram da Série B
A vitória do CRB sobre o campeão Santos por 2 a 0, neste domingo (17), na Vila Belmiro, pela 37ª rodada da Série B, decretou os rebaixamentos de Ponte Preta e Ituano para a Série C.
O time alagoano, que abriu a rodada como primeiro fora da zona de rebaixamento, foi a 42 pontos com o triunfo fora de casa e não pode mais ser alcançado pelos clubes que formam o Z4 — veja a tabela.
Assim, o rebaixamento da Série B de 2024 está matematicamente decidido: Ponte Preta, Ituano, Brusque e Guarani caíram.
Ou seja, em 2025, o derby campineiro entre Macaca e Bugre será disputado na Série C pela primeira vez na história. A Ponte, aliás, vai jogar a terceira divisão apenas pela segunda vez em seus 124 anos de existência.
Luta pelo acesso à Série A segue em aberto
Com isso, a 38ª e última rodada da Série B terá apenas definições na luta pelo acesso à Série A, que já tem o Santos garantido na elite.
O Ceará, atualmente o primeiro time fora do G4 com 60 pontos, ainda joga na rodada, nesta segunda-feira (18), contra o América-MG, que não disputa mais nada na temporada.
Caso vença, vai a 63 pontos e passa o Sport, atual 4º colocado, pelo número de vitórias, e passa a depender só de si na última rodada. Um empate do time cearense mantém tudo embolado, com cinco times brigando por três vagas
Se o Ceará perder, porém, Mirassol e Novorizontino, 2º e 3º, respectivamente, estarão matematicamente garantidos na Série A em 2025, ambos de forma inédita.