Policiais prendem iraniano que se manifestava em favor das mulheres na Copa
Homem utilizava uma camisa com os dizeres "Mulheres, Vida e Liberdade"


Agentes de segurança do estádio Al Thumama prenderam pelo menos dois torcedores iranianos, nesta terça-feira (29), após a partida entre Irã e Estados Unidos pelo grupo B da Copa do Mundo do Catar.
Imagens da Reuters mostram um homem sendo imobilizado no chão por várias pessoas vestindo camisetas que dizem “Polícia” e “Força de Segurança do Torneio’ enquanto ele gritava “Mulheres, Vida e Liberdade”.
Um segundo homem também foi abordado durante uma breve briga logo depois.
Uma testemunha ocular disse que o primeiro homem abordado não agiu de forma agressiva com a segurança. Ele também disse que os agentes se opuseram a uma camiseta que ele segurava, embora no vídeo ele possa ser visto vestindo uma camiseta com os dizeres “Mulheres, Vida e Liberdade”.
A Reuters pediu aos organizadores da Copa do Mundo um posicionamento os incidentes fora do campo. Entretanto, não recebeu uma resposta imediata.
Os Estados Unidos venceram o confronto por 1 a 0. Mas o futebol foi ofuscado por protestos violentos no Irã e atado a décadas de tensão política entre os dois países.
A disputa entre as duas nações, que romperam relações há mais de 40 anos, foi realizada com maior segurança para evitar um recrudescimento da agitação que tomou conta do Irã desde a morte sob custódia de Mahsa Amini, de 22 anos, em 1º de setembro.