Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pelé marcou época como referência negra e vai além do esporte, diz jornalista

    À CNN, jornalista esportivo Breiller Pires destacou o significado de um homem negro como referência mundial

    Ricardo Gouveiada CNN

    em São Paulo

    Pelé se transformou num símbolo da representatividade e impulsionou a luta antirracismo. A avaliação é de Breiller Pires, jornalista esportivo da ESPN.

    “Ele teve um poder de fixação no imaginário do povo brasileiro que vai muito além do esporte”, disse em entrevista à CNN Rádio, explicando que Pelé marcou época como uma referência negra para o povo brasileiro. “Até então, a gente não tinha alguém neste pedestal de Rei do Futebol, de referência de uma modalidade”.

    Outro exemplo da grandeza do legado mencionado por Breiller é o fato de os brasileiros usarem a figura de Pelé como um rótulo para todos que desempenham um trabalho de excelência em outras áreas e modalidades.

    “Tanto é que quando surge o Michael Jordan, passam a chamá-lo de ‘Pelé do Basquete’”, lembra o jornalista.

    Analisando as atuações de Edson Arantes do Nascimento dentro de campo, Breiller Pires ainda avalia que o camisa 10 é insuperável, minimizando comparações com jogadores que atuam no futebol moderno.

    “Pelé sobrava numa época em que não havia cartão vermelho e cartão amarelo. Ele apanhava muito, se mantinha em pé e não se lesionava mesmo diante da violência dos adversários. Era uma máquina, de fato”, aponta.

    O jornalista lembra que, pelo aspecto físico, muita gente compara Pelé a Cristiano Ronaldo.

    “Só que Pelé tinha muito mais talento, e aí o talento do Pelé é equiparável ao do Messi”, avalia Breiller. “Então ele juntava as características dos principais jogadores da atualidade”.

    O jornalista esportivo ressalta que o brasileiro jogou não só numa época em que o futebol era mais violento, como também não era amparado por uma medicina esportiva avançada.

    “Quem diz que Pelé jogou numa época em que o futebol era mais lento, para desmerecer o que ele fez, não entende essas dificuldades”, ressalta. “Esse contexto histórico ajuda a entender que ele era um cara muito acima da média”.

    E, neste contexto, Breiller Pires alega que Pelé foi não só o Atleta do Século XX, como provavelmente o maior atleta de todos os tempos do esporte.

    Imprensa internacional repercute morte de Pelé