Seleção fez mal a Raphael Veiga? Compare os números do meia do Palmeiras
Depois da última convocação, camisa 23 ainda não participou de gol e perdeu pênalti decisivo
Após o Palmeiras ter sido eliminado da Libertadores pelo Boca Juniors, alguns torcedores passaram a questionar o desempenho de Raphael Veiga, que perdeu o primeiro pênalti da disputa que definiu a semifinal no Allianz Parque.
Veiga foi convocado para as Eliminatórias, no dia 18 de agosto. A escolha foi feita pelo técnico interino da Seleção Brasileira, Fernando Diniz, que também treina o Fluminense, finalista da Libertadores. Os jogos foram contra a Bolívia, em Belém-PA, e o Peru, em Lima, em 8 e 12 de setembro.
Apesar da convocação, o meia do Palmeiras ficou no banco de reservas durante todo o jogo contra a Bolívia. Já contra o Peru, Veiga entrou aos 47 minutos do segundo tempo — a partida acabou três minutos depois.
Após o confronto pelas Eliminatórias, três dias depois, o Palmeiras enfrentou o Goiás, e o meia entrou aos 14 minutos do segundo tempo.
Números de Raphael Veiga após convocação
- 4 jogos
- 0 gol
- 0 assistência
- 1 pênalti perdido contra o Boca Juniors
Números de Raphael Veiga pré-convocação
- 10 jogos
- 5 gols
- 3 assistências
História repetida?
O volante Danilo, que agora atua no Nottingham Forest, também sofreu um impacto semelhante, quando ainda estava no Palmeiras.
Desde a primeira partida, em 2022, até junho do mesmo ano, quando o Brasil fez um amistoso contra o Japão, o volante havia atuado em 25 jogos. Na época, ele marcou 6 gols, deu 1 assistência e recebeu 2 cartões amarelos, sem nenhum vermelho.
Mesmo convocado, ele não foi utilizado pela Seleção de Tite, ficando apenas no banco de reservas.
Após o amistoso, ele atuou em 23 jogos antes da próxima convocação. Nesse período, Danilo marcou apenas 1 gol, com 1 assistência, mas viu seus cartões amarelos dobrarem para 4 e ainda foi expulso por cartões vermelhos em 2 jogos.
O treinador Abel Ferreira havia se pronunciado sobre o tema, falando sobre a queda de rendimento do volante, após suas convocações.
“Acho que ao Danilo fez muito mal ter ido para a Seleção. Eu lembro de na altura ter uma conversa internamente com o clube e expressei minha opinião sobre a ida dele, mas não sou eu que mando. Está passando uma fase menos boa, mas já nos ajudou muito”.