Após título, Palmeiras encara o Liverpool na Libertadores e busca marca em casa
Equipe venceu as últimas oito partidas disputadas no estádio; caso chegue a dez, iguala melhores sequências como mandante
Acostumado a conquistar títulos e empilhar recordes, o técnico Abel Ferreira se coloca em condições de superar as próprias marcas no Palmeiras. Dessa vez, nesta quinta-feira (11), às 21h (de Brasília), o treinador monta o time que recebe o Liverpool-URU, pela segunda rodada da Copa Libertadores, perseguindo uma sequência importante no Allianz Parque.
Após a vitória de 2 a 0 sobre o Santos, no último domingo (7), a equipe fez história e conquistou o tricampeonato paulista consecutivo, condição só alcançada no clube há 90 anos. Mas, além do troféu, o resultado da partida permitiu à equipe a chegar a oito vitórias seguidas no próprio estádio ou no próprio chiqueiro, como treinador e torcida também gostam de dizer. Com mais dois triunfos, iguala a maior sequência na arena.
Inaugurado há dez anos, o Allianz Parque presenciou um compilado de dez vitórias consecutivas por duas vezes. Ambos foram sob o comando do técnico Abel Ferreira, entre janeiro e abril de 2022 e de fevereiro a maio do ano passado.
Dessa vez, o recorte iniciou logo depois de uma derrota por 2 a 0 para o Atlético, em outubro do ano passado, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
Após o tropeço, o Palmeiras goleou o São Paulo por 5 a 0. Depois, venceu Bahia (1 a 0), Athletico (1 a 0), Internacional (3 a 0), América (4 a 0) e Fluminense (1 a 0). A sequência impulsionou o time na conquista do bicampeonato brasileiro consecutivo.
O ano virou, e o Alviverde continuou vencendo no Allianz Parque. Nos dois primeiros jogos desta temporada como mandante, vitórias sobre Inter de Limeira (3 a 2) e Santos (2 a 1) pelo Campeonato Paulista.
Na sequência, o clube se retirou do estádio por conta dos problemas com o gramado sintético, que passou por uma reforma e adiou a busca por esse recorde de vitórias.
A volta à arena só aconteceu nas duas últimas partidas, quando time bateu o Novorizontino por 1 a 0 e avançou para decisão no Campeonato Paulista para fazer o Santos sucumbir.
Novos jogos fora do Allianz Parque
Após o confronto com o Liverpool-URU, o Palmeiras, no entanto, travará a sequência de partidas na sua casa. Isso porque a equipe precisou mudar de local três jogos da Série A do Campeonato Brasileiro como mandante. As seguintes partidas serão na Arena Barueri:
- Palmeiras x Internacional – 20h do dia 17 de abril, 2ª rodada;
- Palmeiras x Athletico – 16h do dia 12 de maio, 6ª rodada;
- Palmeiras x Vasco – 16h do dia 26 de maio, 8ª rodada;
O duelo contra o Internacional é justamente o jogo seguinte ao disputado nesta quinta-feira. Com essa nova agenda, já se sabe que, em caso de vitória sobre o Liverpool-URU, o Palmeiras tentará igualar a maior sequência de vitórias no Allianz Parque diante do Flamengo, no dia 21 de abril, um domingo, às 16h (de Brasília), pela terceira rodada da Série A.
Como chega o Palmeiras
Na estreia como mandante na Libertadores, o técnico Abel Ferreira deve lançar os titulares em campo pela primeira vez na competição. Isso, contudo, não quer dizer que terá força máxima.
Ainda com desgaste físico, o meio-campista Zé Rafael foi poupado da última atividade antes do jogo e tem poucas chances de ir para o confronto. Já o atacante Endrick, que sente dores na coxa direita há cerca de um mês, treinou normalmente, mas não tem presença garantida entre os 11 iniciais. O zagueiro Gustavo Gómez e o lateral-direito Mayke também participaram da movimentação e têm boas possibilidades de irem a campo.
Na rodada de estreia da Libertadores, a equipe alviverde viajou com apenas quatro atletas considerados do time principal e empatou com o San Lorenzo em 1 a 1, no Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, na Argentina.
Como chega o Liverpool
A equipe rival do Palmeiras vive uma temporada modesta. No último domingo (7), venceu o Fénix, na Liga Uruguaia, por 3 a 1 e quebrou uma sequência de oito jogos sem vencer. O Liverpool, que tem a sua história de fundação ligada a padres, está na décima posição no campeonato nacional, com sete pontos somados em em sete jogos. O rival uruguaio nunca enfrentou o Palmeiras.
Palmeiras x Liverpool-URU
Palmeiras: Weverton; Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Mayke, Aníbal Moreno, Richard Ríos, Raphael Veiga e Lázaro; Endrick (Rony) e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Liverpool-URU: Guruceaga; Amaro, Ignacio Rodríguez, Enzo Martínez e Cayetano; Diego Rodríguez, Augustín González e Vergara; Franco Nicola, Renzo Machado e Diego García. Técnico: Emiliano Alfaro.
- Motivo: segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
- Data e horário: 11 de abril de 2024, às 21h (de Brasília)
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
- Árbitro: Angel Arteaga (Venezuela)
- Auxiliares: Antoni García e Tulio Moreno (Venezuela)
- Árbitro de vídeo: Benjamin Saravia (Venezuela)
- Transmissão: ESPN e Star+