Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Neymar dependência? Números da Seleção Brasileira pioram sem o camisa 10

    Atacante deve ficar longe dos gramados por um longo período após lesão no joelho

    Neymar em partida das Eliminatórias da Copa do Mundo
    Neymar em partida das Eliminatórias da Copa do Mundo Foto: Pedro Vilela/Getty Images

    Jonatans Cruzda CNN

    O atacante Neymar sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo na partida contra o Uruguai, na última terça-feira (17), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O craque da Seleção Brasileira rompeu os ligamentos do cruzado anterior e do menisco e vai passar por cirurgia para correção das lesões.

    O tempo fora dos gramados ainda não foi divulgado, mas a tendência é que Neymar fique afastado do futebol de seis a oito meses, no mínimo. Com a instabilidade do Brasil no começo das Eliminatórias, além da sequência complicada de jogos na competição (Colômbia e Argentina), fica o questionamento: há vida sem Neymar?

    Os números mostram a importância do atleta no desempenho da Seleção. De 2016 pra cá, quando Neymar assumiu de vez o protagonismo do Brasil, o aproveitamento da equipe sem o jogador cai 7%.

    Números do Brasil com e sem Neymar

    Desde 2016, Neymar esteve presente em 67% dos jogos da Seleção. A queda de rendimento do Brasil, nesse período, sem o camisa 10, é evidenciada em números:

    • 59 partidas com Neymar
    • 45 vitórias;
    • 10 empates;
    • 4 derrotas;
    • Aproveitamento de 81%.

    • 27 partidas sem Neymar
    • 18 vitórias;
    • 6 empates;
    • 3 derrotas;
    • Aproveitamento de 74%.

    Antes da lesão contra o Uruguai, Neymar vinha sendo criticado pelo desempenho no começo das Eliminatórias, inclusive sendo atingido por um saco de pipocas atirado por um torcedor após a partida contra a Venezuela.

    Mas as estatísticas mostram que o camisa 10 do Brasil, até a rodada anterior, liderava todos os quesitos ofensivos da competição.

    Próximos jogos da Seleção

    Agora com a ausência confirmada de Neymar por vários meses, resta saber se a equipe brasileira, comandada pelo técnico Fernando Diniz, vai conseguir render sem o principal atleta dos últimos anos. Nas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo, o Brasil enfrenta a Colômbia, em Barranquilla, no dia 16 de novembro, e terá pela frente o grande clássico contra a Argentina, no dia 21 de novembro, no estádio do Maracanã.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas